Saiba como sua organização pode participar desta data arrecadando recursos e semeando uma boa causa
Qualquer que seja a sua causa ou o tamanho da sua ONG, o Dia de Doar é uma ótima oportunidade para atingir mais público, motivar sua base de doadores e arrecadar recursos que poderão beneficiar a sua organização por muitos meses. Neste ano, o evento acontece no dia 28 de novembro – e você deve começar desde já o seu planejamento para essa data!
Mas antes, vamos voltar um pouco no tempo e entender como tudo começou? Em 2012, 2 organizações americanas uniram forças para criar o primeiro Giving Tuesday – nome da ação nos Estados Unidos. E foi um sucesso: 2.500 organizações acabaram participando do evento, que arrecadou mais de 10 milhões de dólares. Nos anos seguintes, a tradição só cresceu. Em 2016, o Dia de Doar angariou mais de 177 milhões de dólares em doações online ao redor do mundo.
Para que você também possa aproveitar ao máximo esse dia, neste artigo iremos dar 8 dicas para sua organização planejar e executar uma campanha de sucesso para o Dia de Doar!
1 – Crie uma campanha para o Dia de Doar
Uma maneira assertiva para fazer parte do Dia de Doar é criar uma campanha de financiamento coletivo para sua causa, o que significa focar em doações únicas para sua organização até o dia do evento. Essa opção é boa especialmente se você está com tempo limitado para organizar algo maior ou se vai ser a primeira vez que a sua ONG participa do Dia de Doar.
Sendo assim, o primeiro passo é estabelecer os objetivos e a meta de arrecadação. Seja realista, mas ao mesmo tempo procure um parâmetro que desafie a sua organização. Outro aspecto importante é criar uma comunicação clara e transparente sobre o que sua ONG irá fazer com os recursos arrecadados.
Lembre-se que essa campanha precisa se destacar das suas ações de marketing do dia a dia. E procure inscrevê-la no site oficial do Dia de Doar, que também dá dicas e materiais para que sua organização se conecte ao evento oficial!
2 – Faça uma página de doação
Campanha planejada? Agora é hora de colocar no ar uma página para receber as doações. Procure criar algo simples, mas que esteja ligado ao evento oficial. Você pode fazer isso utilizando as cores da sua identidade visual em conjunto com as logos e outros materiais da campanha, oferecidos para download gratuito neste link.
Procure estabelecer sugestões com um número mínimo e máximo para as doações, assim pessoas de diferentes meios poderão contribuir. Uma ideia que pode ser interessante é dividir as doações em diferentes categorias para cada projeto da sua organização.
Por fim, mantenha o formulário curto: quanto mais simples e rápido for o processo de doação, maiores são as chances da campanha dar certo.
3 – Promova o Dia de Doar: no site
À medida que o Dia de Doar for se aproximando, você precisa tornar a campanha visível no site da sua organização. Todos os visitantes devem saber que essa data está chegando e, para isso, é importante incluir calls to action e links para a página de doação.
Os calls to action são, literalmente, chamadas para uma ação. Ou seja, links ou funções que indicam o próximo passo que um visitante deve realizar dentro do seu site.
4 – Promova o Dia de Doar: nas redes sociais
Assim como você vai planejar a campanha em si, também precisa estruturar a comunicação dela nas suas redes sociais. Para isso, temos algumas dicas:
- Com um mês de antecedência – pelo menos – faça 1 ou 2 posts semanais com razões pelas quais seus seguidores devem participar o Dia de Doar ajudando a sua organização;
- Faltando uma semana para o evento, comece uma contagem regressiva nas redes sociais para manter o senso de urgência para sua campanha e aumentar o apelo entre seus seguidores;
- Não esqueça de usar a hashtag do evento;
- Mude a sua imagem de perfil e também de capa para promover a sua campanha.
5 – Promova o Dia de Doar: no e-mail
Divulgar o Dia de Doar para a lista de inscritos em sua newsletter é uma maneira proativa de mostrar sua campanha para pessoas que já demonstraram interesse na sua causa. Por isso, planeje uma série de mensagens que expliquem o que é o Dia de Doar e como sua organização está participando dele, fale mais sobre os projetos que serão impactados pelas doações e não esqueça dos calls to action para sua página de doação!
6 – Procure parceiros locais
As empresas locais, grandes ou pequenas, costumam gostar de estar associadas a boas causas em suas comunidades. Por isso, aproveite o Dia de Doar para criar parcerias com elas!
A contribuição pode acontecer através de uma doação ou de um patrocínio direto, ou por iniciativas criativas de marketing – como o redirecionamento de uma porcentagem das vendas do Dia de Doar para sua organização. Estações de rádio ou canais locais de televisão também podem se interessar em divulgar a sua campanha.
7 – Procure parceiros online
Aproveite a sua base de seguidores e também de voluntários e encoraje-os a compartilhar os posts relacionados à campanha nas redes sociais. Mesmo que algumas dessas pessoas não possam doar, o ato de disseminar o seu conteúdo pode atrair outros potenciais apoiadores.
Além disso, você pode pedir uma participação ativa dessas pessoas, através do envio de fotos ou vídeos criativos que também impulsionem a campanha.
8 – Peça contribuições que vão além do dinheiro
O dia de Doar não é apenas sobre dinheiro. Também é uma data para divulgar uma causa, informar as pessoas sobre a sua missão e aumentar a conscientização social. E, por isso, você também pode engajar pessoas de outros modos com relação ao seu trabalho.
Um exemplo? O caso da Phoenix House, uma ONG americana que lida com o tratamento de vícios e pediu para que as pessoas escrevessem cartas de encorajamento para aquelas que estavam participando do programa. No site da organização, havia um modelo de carta que poderia ser baixado e enviado de volta. E, no Dia de Doar, essas cartas foram entregues. Com essa ação, o grupo ganhou atenção da mídia e foi citado em artigos no Mashable e no Huffington Post.
Pronto para colocar o Dia de Doar no calendário da sua ONG?
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