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As melhores práticas de Captação para ONGs de 2016

Publicado em 15 de junho de 2016 Trackmob 0

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As tendências que acompanham o ritmo de vida moderno vem impactando cada vez mais o Terceiro Setor. A maneira de atrair e reter seus doadores está mudando brutalmente e sua ONG deve estar atenta a essas transformações para não cair na invisibilidade. Para isso, é essencial manter seus objetivos claros, e alinhados com todo seu time, mas, principalmente, focar no que realmente vai permitir o engajamento de seus doadores.

Abaixo, reunimos 5 práticas de captação de recursos para a sua ONG, baseadas em dados estatísticos sobre a cultura de doação no Brasil e no Mundo, e também em previsões de especialistas do Terceiro Setor.

Encante seus Doadores (foco nos três primeiros meses)

Segundo relatórios internos da Trackmob, a taxa mais elevada de evasão de doadores ocorre até o terceiro mês; depois do terceiro mês de doação recorrente, a probabilidade de um novo doador deixar de doar para a sua ONG cai drasticamente. Ou seja: tome cuidado redobrado no relacionamento com o seu doador nos três meses conseguintes à primeira doação dele.

Assim que um doador entrar na sua base, procure enviar um SMS e um e-mail de boas vindas. Se o orçamento permitir, é interessante também enviar um pequeno presente como um adesivo, um bichinho de estimação ou até mesmo um certificado de “Doador Oficial”.

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Lembre-se: apesar do gasto adicional, é mais vantajoso gastar alguns reais a mais com um cliente no primeiro mês do que correr o risco que ele pare de doar de maneira recorrente.

E por último, manter se atento a pequenos detalhes como soletrar o nome do doador corretamente, parece algo banal mas que, na verdade, influencia a retenção.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Não hesite em pedir ajuda!

Uma pesquisa realizada pelo IDIS mostrou que 85% dos brasileiros não tinham recebido nenhum pedido de doação proveniente de organizações no último ano. Segundo a diretora executiva do IDIS “ os números indicam que também falta a ‘cultura de pedir’ por parte de quem precisa dos recursos. Esse resultado reforça a percepção de que há muito espaço para o crescimento das doações, a partir de um trabalho de captação estruturado e persistente”.

Mostre os Impactos do seu Trabalho = Credibilidade

No Brasil, ao contrário dos Estados Unidos ou da Europa, as pessoas preferem doar para organizações que atuam perto delas. O motivo? Pesquisas mostram que os brasileiros desconfiam das ONGs, e têm medo que seu dinheiro seja usado para um propósito diferente do que a causa com a qual ele se sensibilizou. A pesquisa “Doação Brasil” realizada pelo IDIS em 2016 mostra que 17% dos brasileiros que deixaram de doar dinheiro, fizeram isso por suspeitarem das organizações.

Ou seja: é fundamental que a sua ONG transmita credibilidade. Uma das maneiras de fazer isso é publicar em seu site – e, se possível, divulgar na imprensa – relatórios semestrais ou anuais do seu trabalho.

Storytelling

Em paralelo, também use e abuse das redes sociais para mostrar os impactos positivos do seu trabalho por meio de técnicas como o storytelling (contando histórias).

Interface Tecnológica

As tecnologias estão mudando drasticamente a maneira pela qual as ONG interagem com seus colaboradores.

Os doadores de hoje em dia esperam poder doar a qualquer momento, por qualquer plataforma. Assim, é importante que sua organização ofereça em seu site a possibilidade de doação online. Se você já possui uma plataforma de doação em seu site, garanta que ela é responsiva a celulares e tablets.

Paralelamente, com a ascensão das redes sociais os doadores querem poder compartilhar com a sua rede de contatos a causa que eles tanto amam. Explore ao máximo as redes sociais da sua ONG (veja aqui como) e ofereça aos seus visitantes a possibilidade de compartilhar os posts do seu site ou blog. Não se esqueça: os melhores marqueteiros da sua organização são seus seguidores nas redes sociais.

Dialogo Direto (Face to Face)

A captação de recursos Face to Face (ou cara a cara, na tradução ao pé da letra) é uma estratégia que vem sido adotada cada vez mais pelas ONGs internacionais. A prática consiste em abordar pessoas em ruas movimentadas e tentar sensibilizar os pedestres com a sua causa. Se você mora ou vem sempre a São Paulo, provavelmente já viu agentes da UNICEF, Greenpeace entre outras organizações fazendo esse tipo de captação na Faria Lima ou Paulista.

Baixe o e-book mapa da empatia.

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