A sua organização já está preparada para começar a captação face to face, mas precisa tomar uma postura empreendedora
Muita gente acredita ser difícil começar a captar recursos nas ruas e acaba abandonando a ideia mesmo antes de tentar. Podemos dizer que a captação face to face não é difícil, mas exige um pouco de tempo e planejamento, ou seja, você precisa ter uma visão empreendedora para avaliar como fazer e em quais lugares você pode iniciar os trabalhos.
Outro ponto a ser discutido é a equipe de captação. Se você acha que precisa de um grande grupo de pessoas para colocar nas ruas realizando esse trabalho, deve tirar isso da sua cabeça. É importante saber que todos os colaboradores da organização são captadores. Sendo assim, todos aqueles que estiverem dispostos a encarar essa tarefa, podem se manifestar e começar a trabalhar nisso.
Neste artigo, você vai entender por quais processos precisa passar antes de iniciar a captação nas ruas de forma funcional. Antes de mais nada, também temos que comentar que no começo pode ser um pouco mais difícil, mas conforme o tempo passa, você adquire experiência e otimiza cada vez mais o seu trabalho, obtendo resultados melhores.
Índice
Como começar a captação face to face?
Siga alguns passos básicos para começar a fazer a captação face to face.
Antes de tudo, você precisa estar tranquilo e consciente de que vai precisar conversar com muitas pessoas nas ruas para converter poucas delas em efetivos doadores. Em uma conversa com o Greenpeace (veja o Webinar sobre captação F2F), descobrimos que é necessário conversar com 15 pessoas para 1 doador. Esse número é altíssimo, no início é bem possível que você precise conversar com muito mais gente. Porém, não é impossível de atingir essa meta, pelo contrário, com persistência você consegue resultados ainda melhores.
Estando tranquilo, é hora de planejar o seu trabalho. Converse com os colaboradores da sua organização e veja quais deles estão dispostos a ajudar você nessa empreitada. Levante uma equipe de 3 ou 4 pessoas (podem ser mais, caso queiram) e se reúna com eles para conversar sobre como vai funcionar a captação, passando pelos seguintes tópicos:
-
Projetos que mais precisam
Discuta com eles quais os projetos que mais precisam de doação para que se tornem realidade ou possam se manter. Ao chegar num acordo, escolha três desses projetos e utilize eles na sua captação nas ruas. Volte toda a argumentação para essas ações e para o histórico da sua organização com a causa.
Dessa forma, você direciona o que deve ser discutido com o possível doador nas ruas e pode criar materiais de apoio com informações relevantes para essas pessoas, a fim de prender elas na conversa e levar para a ação ao fim dela.
-
Perfil dos doadores
Trace qual o perfil das pessoas que você precisa atingir. Não adianta abordar alguém que não se importará com a sua causa, pois já saberá qual vai ser a resposta dela e vai acabar perdendo tempo.
Faça uma pesquisa com seus doadores e veja qual o perfil deles para saber exatamente qual tipo de pessoa você deve conversar nas ruas com uma probabilidade maior de sucesso. Defina dados como a idade e sexo e deixe isso bem claro para a sua equipe.
-
Mapeamento
Sabendo qual o perfil dos seus doadores, é hora de encontrar o local que mais costumam frequentar e que tenha um fluxo considerável de pessoas ao longo do dia para que você possa abordar o maior número de pessoas que se enquadrem no perfil.
Mapeados os locais propícios para a captação, trace um planejamento dos melhores dias para ir a um local ou outro e se programe junto com a sua equipe para captar os recursos de acordo com o proposto.
-
Monte o roteiro
Escreva ou peça para um redator fazer o roteiro de abordagem para você e sua equipe. Nele deve conter todos os assuntos que você precisa passar ao possível doador nas ruas junto com uma estrutura de falas divididas por hierarquia, para ter toda uma estratégia de envolvimento da pessoa com a sua conversa.
Conte uma história e coloque a pessoa abordada como o herói dela, ou seja, aquela que pode ajudar a causa, sendo uma peça muito importante para a transformação do mundo. É necessário que isso fique muito claro para ele.
Tenha resiliência
A persistência é um dos maiores atributos que você precisa ter.
É importante que você e sua equipe tenham resiliência e não desistam de captar nas ruas. Quanto mais vezes as pessoas verem o trabalho de vocês, mais a sua organização ficará conhecida e aumentará a probabilidade de pararem para ouvir o que você tem a dizer. Além disso, mostrar que a ONG está tentando captar recursos de alguma forma demonstra a integridade e confiança no seu trabalho.
Não se deixe abalar pelas pessoas que simplesmente ignorarem a sua abordagem ou aquelas que dizem não após uma longa conversa. Você precisa ser forte e saber que isso é normal acontecer. Esteja munido com garrafas d’água e paciência, pois é através do seu carisma e resiliência que você vai conseguir novos doadores para a sua organização.
Use os seus resultados como força para continuar tentando e o tempo vai tornar você e sua equipe experiente na captação F2F e melhorar seus resultados.
You might also like
Mais em Artigos
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados O Dia de Doar é …
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
O RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …