• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
3.6K

Captação face to face – Como começar e onde captar

Publicado em 15 de março de 2018 Trackmob 0

  • Curtir
    1
  • Facebook
  • Twitter

A sua organização já está preparada para começar a captação face to face, mas precisa tomar uma postura empreendedora

Muita gente acredita ser difícil começar a captar recursos nas ruas e acaba abandonando a ideia mesmo antes de tentar. Podemos dizer que a captação face to face não é difícil, mas exige um pouco de tempo e planejamento, ou seja, você precisa ter uma visão empreendedora para avaliar como fazer e em quais lugares você pode iniciar os trabalhos.

Outro ponto a ser discutido é a equipe de captação. Se você acha que precisa de um grande grupo de pessoas para colocar nas ruas realizando esse trabalho, deve tirar isso da sua cabeça. É importante saber que todos os colaboradores da organização são captadores. Sendo assim, todos aqueles que estiverem dispostos a encarar essa tarefa, podem se manifestar e começar a trabalhar nisso.

Neste artigo, você vai entender por quais processos precisa passar antes de iniciar a captação nas ruas de forma funcional. Antes de mais nada, também temos que comentar que no começo pode ser um pouco mais difícil, mas conforme o tempo passa, você adquire experiência e otimiza cada vez mais o seu trabalho, obtendo resultados melhores.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Índice

  • Como começar a captação F2F?
    • Projetos que mais precisam
    • Perfil dos doadores
    • Mapeamento
    • Monte o roteiro
  • Tenha resiliência

Como começar a captação face to face?

Comece a captação face to face sabendo quem são seus doadores.

Siga alguns passos básicos para começar a fazer a captação face to face.

Antes de tudo, você precisa estar tranquilo e consciente de que vai precisar conversar com muitas pessoas nas ruas para converter poucas delas em efetivos doadores. Em uma conversa com o Greenpeace (veja o Webinar sobre captação F2F), descobrimos que é necessário conversar com 15 pessoas para 1 doador. Esse número é altíssimo, no início é bem possível que você precise conversar com muito mais gente. Porém, não é impossível de atingir essa meta, pelo contrário, com persistência você consegue resultados ainda melhores.

Estando tranquilo, é hora de planejar o seu trabalho. Converse com os colaboradores da sua organização e veja quais deles estão dispostos a ajudar você nessa empreitada. Levante uma equipe de 3 ou 4 pessoas (podem ser mais, caso queiram) e se reúna com eles para conversar sobre como vai funcionar a captação, passando pelos seguintes tópicos:

  • Projetos que mais precisam

Discuta com eles quais os projetos que mais precisam de doação para que se tornem realidade ou possam se manter. Ao chegar num acordo, escolha três desses projetos e utilize eles na sua captação nas ruas. Volte toda a argumentação para essas ações e para o histórico da sua organização com a causa.

Dessa forma, você direciona o que deve ser discutido com o possível doador nas ruas e pode criar materiais de apoio com informações relevantes para essas pessoas, a fim de prender elas na conversa e levar para a ação ao fim dela.

  • Perfil dos doadores

Trace qual o perfil das pessoas que você precisa atingir. Não adianta abordar alguém que não se importará com a sua causa, pois já saberá qual vai ser a resposta dela e vai acabar perdendo tempo.

Faça uma pesquisa com seus doadores e veja qual o perfil deles para saber exatamente qual tipo de pessoa você deve conversar nas ruas com uma probabilidade maior de sucesso. Defina dados como a idade e sexo e deixe isso bem claro para a sua equipe.

Baixe o e-book mapa da empatia.

  • Mapeamento

Sabendo qual o perfil dos seus doadores, é hora de encontrar o local que mais costumam frequentar e que tenha um fluxo considerável de pessoas ao longo do dia para que você possa abordar o maior número de pessoas que se enquadrem no perfil.

Mapeados os locais propícios para a captação, trace um planejamento dos melhores dias para ir a um local ou outro e se programe junto com a sua equipe para captar os recursos de acordo com o proposto.

  • Monte o roteiro

Escreva ou peça para um redator fazer o roteiro de abordagem para você e sua equipe. Nele deve conter todos os assuntos que você precisa passar ao possível doador nas ruas junto com uma estrutura de falas divididas por hierarquia, para ter toda uma estratégia de envolvimento da pessoa com a sua conversa.

Conte uma história e coloque a pessoa abordada como o herói dela, ou seja, aquela que pode ajudar a causa, sendo uma peça muito importante para a transformação do mundo. É necessário que isso fique muito claro para ele.

Tenha resiliência

Persista na captação face to face para ter bons resultados.

A persistência é um dos maiores atributos que você precisa ter.

É importante que você e sua equipe tenham resiliência e não desistam de captar nas ruas. Quanto mais vezes as pessoas verem o trabalho de vocês, mais a sua organização ficará conhecida e aumentará a probabilidade de pararem para ouvir o que você tem a dizer. Além disso, mostrar que a ONG está tentando captar recursos de alguma forma demonstra a integridade e confiança no seu trabalho.

Não se deixe abalar pelas pessoas que simplesmente ignorarem a sua abordagem ou aquelas que dizem não após uma longa conversa. Você precisa ser forte e saber que isso é normal acontecer. Esteja munido com garrafas d’água e paciência, pois é através do seu carisma e resiliência que você vai conseguir novos doadores para a sua organização.

Use os seus resultados como força para continuar tentando e o tempo vai tornar você e sua equipe experiente na captação F2F e melhorar seus resultados.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Comentários
Post Views: 3.619

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!

#captação#captação F2F#Captação Face to Face#captar#Como começar#F2F#Face to face#iniciar


You might also like

4.2K
Artigos

Como a gestão melhora a captação de recursos?
12 de fevereiro de 2019
24.0K
Artigos

Como convencer alguém a doar?
21 de janeiro de 2019
3.7K
Artigos

Como começar a captar?
13 de julho de 2018

Mais em Artigos

854
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

1.2K
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

703
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

1.3K
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

1.1K
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.3K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.7K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

795
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …

75
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
Publicado em 23 de junho de 2022 Trackmob 0

A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …

144
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Publicado em 14 de junho de 2022 Amanda Riesemberg 0

Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …

733
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
Publicado em 24 de maio de 2022 Trackmob 0

O  RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …

Escolhas do editor

Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
18 de abril de 2022 0
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
12 de abril de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest