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Captação face to face – Monitorar a captação

Publicado em 27 de março de 2018 Trackmob 0

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Monitorar a captação F2F ajuda a entender se o seu trabalho esta dando resultado

Uma das práticas mais importantes ao trabalhar com Face to Face é monitorar a captação e realizar a análise dos resultados que você está obtendo para chegar em indicadores precisos de melhorias no seu planejamento e entrar em constante atualização para ter resultados cada vez melhores.

Quando falamos de outros formatos de captação, parece mais fácil saber o que analisar e como medir os dados. Porém, ao entrar no assunto de F2F, aparentemente é mais difícil. Podemos dizer que você está enganado se pensa assim. Não é complicado medir os resultados de uma captação Face to Face. Neste artigo, o último da nossa série que já explicou o que é o F2F, como começar, como preparar a equipe de captação e quais os materiais básicos, você vai aprender a monitorar seus resultados e analisar os indicadores.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Índice

Este índice foi pensado para fornecer a você a melhor forma de consumir o conteúdo que oferecemos. A partir dele, você pode ser transferido automaticamente para o assunto de seu maior interesse e ler no momento que desejar, continuando mais tarde exatamente de onde parou. Boa leitura!

  • Como monitorar a captação?
  • O que devo analisar na captação F2F?
    • Taxa de conversão de pessoas abordadas
    • Quantos pagamentos foram aprovados
    • Ticket médio
    • Porcentagem atingida da meta
    • Custo por doador
    • Porcentagem de retenção
    • Taxa de atrito
  • Adquira experiência e trabalhe cada vez melhor

Como monitorar a captação?

Monitorar a captação é simples, desde que você saiba o que analisar.

Monitorar a captação não é difícil, basta que você tenha um direcionamento.

É importante que você tome nota de tudo. Marque o número de pessoas que você conversa, até mesmo aquelas que não pararem para conversar com você, e as separe por grupos, para que você tenha informações mais detalhadas, como o número de pessoas que não pararam, as que pararam mais não doaram, as que forneceram dados de contato e as que se tornaram doadores.

Mantenha as anotações, mas deixe para analisar apenas após o trabalho e compare com os dados das captações passadas. Dessa forma, você consegue perceber onde está errando e precisa melhorar, criando estratégias cada vez mais potentes para obter melhores resultados.

Esse trabalho pode ser facilitado se você utilizar um aplicativo F2F, pois nele as informações são automatizadas e ficam salvas eletronicamente. Isso ajuda você a focar mais no que interessa, fazer de um lead doador, e dispensa retrabalhos e tarefas manuais que atrapalham na hora da captação.

O que devo analisar na captação F2F?

Monitorar a captação exige saber o que anallisar.

Saber o que observar na sua captação é essencial para obter dados mais concretos.

Existem algumas informações muito importantes a serem analisadas após um dia de captação, mas elas são mais interessantes para realizar uma comparação com meses anteriores e retirar indicadores de melhorias. Veja abaixo quais as informações que você deve analisar para observar se o seu trabalho está surtindo efeito positivo e seus resultados melhorando:

  • Taxa de conversão de pessoas abordadas

Observe o número de pessoas abordadas na rua que realmente efetuaram a doação ou forneceram dados de contato para se tornarem doadores posteriormente. Através dessa informação, você consegue obter uma média de quantas pessoas estão se interessando pelo seu projeto e observar o impacto que o seu trabalho está gerando.

Essa informação pode indicar que você deve melhorar a postura dos captadores, a forma de abordagem, linguagem utilizada, público afetado ou mesmo os materiais que você está carregando para as ruas.

  • Quantos pagamentos foram aprovados

Depois de analisar o número de doadores que você conseguiu, é hora de olhar os pagamentos que foram aprovados. Alguns dos cartões utilizados pelos doadores podem dar algum problema na hora de debitar, por isso, nem todas as doações serão aprovadas. Porém, você pode resolver esse problema enviando e-mails, mensagens de texto ou ligando para a pessoa e atualizar ela dessa informação.

Dessa forma, você impede que a doação seja perdida e o doador não ajude mais a sua organização.

  • Ticket médio

É interessante ver qual a média de doações que você conseguiu para ter a noção de quanto a captação F2F está ajudando a sua organização. O investimento que você faz para realizar esse trabalho precisa ser menor do valor que você consegue angariar, ou seja, o custo por doador deve ser menor que o tempo que ele fica doando.

Avaliando esse quesito é possível saber se você precisa pedir um valor fixo e pensado com antecedência, ou se já faz isso, se deve aumentar esse valor. Além disso, essa informação ajuda a entender melhor o perfil dos doadores, descobrindo se têm condições de fazer doações mais altas ou pequenas.

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  • Porcentagem atingida da meta

Você precisa saber se as metas e objetivos traçados com a sua equipe estão de acordo com a realidade da sua organização e trabalho que está desenvolvendo. Para isso, é necessário observar o quanto o seu time conseguiu atingir e junto com as outras informações que você está analisando, entender os motivos pelos quais a meta foi ou não atingida.

Isso é muito importante para que você possa ter indicadores de melhoria e aumentar os seus resultados ao longo do tempo, criando metas e objetivos cada vez mais condizentes e possíveis com a sua situação atual.

Esse dado pode ser medido individualmente também, para saber se algum captador está tendo dificuldades para realizar o trabalho e descobrir formas de ajudar essa pessoa com o problema encontrado.

  • Custo por doador

Observe o valor gasto para conseguir um doador e se é pago ao longo do tempo com o número de doadores que você está atingindo. Essa informação é interessante para que você tenha em mente se vale ou não a pena continuar investindo no F2F para a sua organização.

É válido destacar que no início será mais difícil captar os recursos, mas ao longo do tempo o número de doadores aumenta. Portanto, não desista nos primeiros meses e se mantenha firme e resiliente.

  • Porcentagem de retenção

Os doadores que você capta nas ruas se mantém? Quantos deles se tornam doadores assíduos e não desistem de ajudar a sua organização depois do tempo de custo de aquisição? Esse dado ajuda você a entender se a sua comunicação está agradável com os doadores e se a promessa do seu projeto está sendo cumprida.

É um ótimo indicador de proximidade com os doadores e ajuda você a melhorar esse quesito, dando a atenção necessária para o seu público. Se você tem constante melhoria na comunicação com seus doadores, você consegue transformá-los em fãs e atrair novos doadores, visto que o quanto mais tempo ele se mantiver, mais próximo da organização ele será.

  • Taxa de atrito

A taxa de atrito é o número de doadores que foram perdidos devido a rejeição ou necessidade de desbloqueio do banco. Geralmente quando as pessoas vão doar, mas passam por algum problema do gênero desistem de ajudar. Por esse motivo, ter essa informação é essencial para saber se o material de cadastro dos dados do doador para processar a doação que você está utilizando é o adequado.

O aplicativo F2F que oferecemos oferece a função Instant Payment, que realiza a aprovação do pagamento na mesma hora. Isso impede que aconteçam atritos, aumentando o número de doadores efetivos e facilitando o processo para as pessoas abordadas.

Adquira experiência e trabalhe cada vez melhor

Monitorar a captação ajuda você a saber onde está errando e melhorar o seu trabalho.

Quanto mais você trabalhar no F2F, mais resultados positivos você terá.

Como ressaltamos em todos os artigos, é necessário que você tenha persistência e não se abale com resultados abaixo dos esperados no início. É completamente normal começar dessa forma. Através do trabalho constante e resiliente você consegue adquirir experiência de como funciona a captação F2F e seus resultados tendem a crescer sempre.

As grandes organizações hoje conseguem angariar muitos doadores através desse formato de captação, porém começaram de baixo e batalharam para conquistar o que têm hoje. Acredite no seu potencial e trabalhe sempre com integridade e confiança que o futuro será promissor e guarda grandes resultados.

Este foi o nosso último artigo da série de captação F2F. Se quiser saber mais sobre isso, se interessou pela nossa solução ou gostaria de comentar algo relacionado ao nosso conteúdo, entre em contato conosco através do Facebook, LinkedIn, e-mail ou telefone. Se gostou, compartilhe e se inscreva na nossa Newsletter para ficar sempre por dentro das novidades.

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#analisar#análise#captação#captar#F2F#Face to face#monitoramento#monitorar


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