Sem ideias para a sua campanha do Dia de Doar? Selecionamos alguns cases internacionais para despertar a sua criatividade
Mesmo depois de ler nossas 8 dicas para sua ONG aproveitar o Dia de Doar você ainda não sabe por onde começar a sua campanha? Se é inspiração o que está faltando, não se preocupe! Neste artigo, selecionamos 10 cases de ONGs e até mesmo de empresas internacionais que souberam utilizar a data em ações incríveis.
Vamos conhecer essas ideias?
1 – World Bicycle Relief
Para o Dia de Doar de 2014, a World Bicycle Relief organizou uma campanha para comprar 500 bicicletas para estudantes da África. Com uma comunicação divertida, com metas bem definidas e com a força das redes sociais, o resultado foi além do esperado: com os recursos arrecadados, 754 bicicletas foram adquiridas.
2 – QVC + Peace Love World + Nest
A QVC é uma loja de varejo que vende seus produtos em diversos canais ao redor do mundo. No ano passado, ela se tornou a primeira companhia a apoiar globalmente o Dia de Doar, criando uma campanha em parceria com a marca Peace Love World para beneficiar a ONG Nest. A ideia foi simples: a cada compra da camiseta “Give Love”, 60% do valor foi doado para a Nest, que ajuda no desenvolvimento de mulheres artesãs.
3 – American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA)
Para sua campanha de 2016, a ASPCA acreditou em um ditado popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. A organização estimulou sua rede de doadores mostrando imagens de rostos dos animais resgatados e beneficiados com as doações!
4 – Houston Grand Opera
Em 2014, a Houston Grand Opera criou uma hashtag própria para o seu Dia de Doar: #AllInForHGO. Além disso, divulgou vídeos com performances especiais de artistas e também ofereceu alguns incentivos – como a oportunidade de conhecer o backstage de turnês – para encorajar as pessoas a doarem. E deu certo: mais de 235 mil dólares foram arrecadados para os seus programas.
5 – Joslin Diabetes Center
O Joslin Diabetes Center, um dos mais conceituados do mundo, criou um slogan simples para ancorar sua campanha de 2015 do Dia de Doar: “Torne-se parte da cura para diabetes hoje”. Através de uma série de tweets, a instituição demonstrou o impacto que diferentes níveis de doação poderiam alcançar. Por exemplo: “com 25 dólares, você permite que 180 crianças recebam um Band-Aid divertido após realizarem um teste de glicemia”. Após a mensagem, havia sempre um call to action para que as pessoas apoiassem a campanha. Mostrar aos seguidores que cada contribuição conta é fundamental.
6 – Pacific Dental Services Foundation
Para o Dia de Doar de 2014, a PDS Foundation – que oferece tratamento dentário gratuito para comunidades carentes – fez uma proposta criativa para seus seguidores: o Give Up Your Coffee Challenge, que pedia para as pessoas doarem 5 dólares ao invés de gastarem dinheiro em café naquele dia!
7 – Pine Street Inn
A Pine Street Inn, que trabalha para manter homens e mulheres desabrigados fora das ruas de Boston, utilizou o Dia de Doar de 2015 para ampliar a consciência das pessoas sobre a sua missão. Em uma campanha de contagem regressiva, a organização elencou 10 razões para apoiá-la. Além de educar as pessoas sobre os serviços da Pine Street, essa ação também incentivou a participação dos seguidores, que poderiam baixar um template e postar uma foto explicando por quais motivos eles doam para a causa.
8 – CVS Health Foundation
Por dois anos consecutivos, nos Dias de Doar de 2013 e 2014, a CVS Health Foundation pediu para que seus funcionários listassem suas ONGs favoritas. Como resultado dessa ação, a CVS concedeu 125 mil dólares para 75 organizações, apoiando uma variedade imensa de causas.
9 – PayPal
No ano passado, o PayPal participou do Dia de Doar com uma campanha alinhada com a sua missão: tornar fáceis e rápidas as transações econômicas feitas através da internet. Ao invés de apoiar uma organização específica, a empresa criou uma página onde centenas de ONGs do mundo todo poderiam ser ajudadas de forma simples – e quem escolhia a instituição era o próprio doador. Além disso, o PayPal adicionou 1% do valor para cada doação feita, contribuindo junto com as pessoas para diversas causas.
10 – GoFundMe
A GoFundMe – uma plataforma de financiamento coletivo – lançou, no Dia de Doar do ano passado, uma ação diferente. O desafio propôs que as pessoas criassem as suas próprias campanhas. Elas poderiam pedir apoio para alguém em necessidade, para uma comunidade ou mesmo para uma ONG que conhecessem. E, na data do evento, a plataforma doou mil dólares para mais de 100 dessas campanhas criadas pelos usuários.
E então, inspirado por algum destes cases? Compartilhe com a gente a sua ideia para o #DiadeDoar deste ano! E não esqueça que o evento acontece logo: no dia 28 de novembro.
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