Iniciamos outubro, mês onde a conscientização sobre o câncer de mama entra em voga. Nesse período, o assunto ganha proporções maiores, levando até mesmo a criação de campanhas de prevenção em hospitais e lideradas por diversos movimentos ativistas sociais que lutam pela saúde.
A conscientização do câncer de mama é de extrema importância. Toda mulher precisa realizar o auto exame e ir ao médico checar se está tudo bem regularmente. Acontece que isso não é comum entre a sociedade, o que acaba fazendo com que muitas pessoas sofram com esse mal e levem uma vida difícil beirando seus momentos finais.
O portal Correio 24 Horas lançou uma série de vídeos intitulado de “Luta Rosa” e nós, da Trackmob, resolvemos trazer um deles para você assistir. A ativista Sandra Muñoz, que já está há anos numa caminhada de coscientização, infelizmente foi atingida pelo câncer. Ela utiliza essa experiência para intensificar ainda mais a força do seu trabalho e compartilhar com as mulheres todos os procedimentos pelos quais passa e todas as situações que envolvem esse mal. Assista aos relatos de Sandra e compartilhe com as pessoas que precisam se conscientizar.
O Câncer de Mama atinge muitas mulheres no Brasil, sendo uma das maiores causas de morte do país. Para prevenir a doença e possibilitar o tratamento correto, é necessário realizar o autoexame constantemente, isso porque cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. É importante o toque feminino no próprio corpo para facilitar o sentimento de estranhezas na mama.
O autoexame é recomendado para mulheres maiores de 20 anos de idade e deve ser feito uma semana após a menstruação. Caso á esteja na menopausa, escolha um dia por mês para realizar o mesmo. Após os 40 anos, é necessário realizar a mamografia anualmente, pois a maior parte dos casos existentes aparecem em mulheres entre 45 e 55 anos.
É importante que a mulher também participe de consultas ginecológicas anualmente e prestar mais atenção aos sinais emitidos pelo próprio corpo, a fim de se previnir de quaisquer doenças que podem agravar a saúde.
PREVENÇÃO
O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada Saiba como fazer:
Em frente ao espelho:
- Fique na frente do espelho;
- Observe os dois seios com os braços para baixo;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Imagem retirada do site Tua Saúde
Em pé (pode ser durante o banho)
- Levante seu braço esquerdo e apoie sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
- Sinta a mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama.

Imagem retirada do site Tua Saúde
Deitada
- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
- Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
- Depois apalpe as axilas;
- Inverta o procedimento para a mama esquerda.
- Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.
Realize os exames e vá ao médico. Você é muito importante para o mundo e sua saúde é valorosa para que possa realizar grandes conquistas. Veja também a nossa publicação do Setembro Amarelo, onde trouxemos a palestra de um homem que venceu o suicídio em “Por que escolhemos o suicídio?“.
Comentários
You might also like
Mais em Vídeos
Por que escolhemos o suicídio?
O suicídio é um mal que asola muitas pessoas pelo mundo. Estudos recentes apontam que uma média de 800.000 pessoas cometem …
Webinar – O segredo para engajar e fidelizar doadores
Manter um doador é muito mais barato e simples do que conquistar novos. Esse trabalho exige que você se dedique …
Webinar – Da teoria à prática na captação F2F
Você já ouviu falar na sigla F2F ou Face to Face? Sabe como funciona esse trabalho? O F2F é a …