Use a página de doação para melhorar a experiência dos seus doadores
Um dos meios mais utilizados pela população atualmente para realizar compras em empresas ou algo que necessite de alguma transação bancária, como é o caso de uma doação, é a internet. Isso acontece porque através de um computador ou dispositivo móvel a pessoa consegue realizar tudo o que necessita de maneira rápida e fácil, tendo uma boa experiência e provavelmente voltando a utilizar a plataforma.
Um dos desafios que se vê nos dias atuais dentro do terceiro setor é exatamente esse. Realizamos um estudo (você pode baixar ele por aqui) que constatou que poucas organizações atualmente utilizam um site como meio para a captação de recursos, sendo que muitas delas nem possuem um portal propriamente dito. Uma informação relevante para ser dita com relação a isso é que hoje as organizações têm um domínio específico para isso, que é o .org.
Com base nisso, acreditamos que o terceiro setor precisa se atualizar nesse quesito e começar a utilizar o meio digital para se comunicar e captar recursos. Nós fizemos uma série sobre presença digital aqui no blog, explicando como você pode convencer seu público a ajudar a sua organização, mas nessa que estamos iniciando hoje, você vai aprender como fornecer uma experiência incrível de doação no momento em que ele decidiu doar.
Índice
Este índice foi criado para ajudar você a consumir o nosso conteúdo da melhor forma possível. Use ele para ser direcionado exatamente para o assunto que deseja ler ou continuar de onde parou, sendo totalmente clicável. Boa leitura!
- O que é a página de doação?
- Como a página de doação pode ajudar a minha organização?
- Como enviar e-mails e SMS podem ajudar a reter doadores?
- Doação recorrente
O que é a página de doação?

Velocidade e agilidade unida à eficácia no momento de decisão.
A página de doação é realmente o que o nome diz, uma plataforma específica para auxiliar a pessoa a realizar uma doação sem nenhuma complicação. Nela, o doador insere os seus dados e efetiva o pagamento da ajuda na mesma hora, sendo rápido, prático e muito simples.
Com essa plataforma, o seu público pode realizar a doação conforme preferir, seja com boleto bancário, cartão de crédito ou débito e outras formas. Essa página é implementada no site da sua organização e pode ser totalmente editada a partir das suas necessidade, possibilitando a inserção de mensagens, fotografias e campos personalizados, a fim de deixar o visual o mais adequado possível para uma boa experiência.
A página de doação não precisa ser utilizada apenas com o propósito de angariar doações monetárias, mas também para voluntariado, cadastro em réguas de relacionamento por e-mail, doação de objetos que a sua organização esteja precisando para a realização de um evento, cadastro para eventos e qualquer outra necessidade prioritária da sua OSC.
Como a página de doação pode ajudar a minha organização?

Entregue uma maneira prática e eficaz de doação para o seu público.
Essa ferramenta ajuda você a fornecer uma experiência incrível de doação ao seu público e impacta-los de maneira positiva desde o momento e que começam a ajudar a sua organização. A facilidade e velocidade em realizar a doação ajudam as pessoas a decidir rapidamente pela doação.
Além disso, a sua administração em relação aos pagamentos e doadores ficará muito melhor com os relatórios avançados e possibilidade de exportação de dados. Você também pode realizar testes para ver qual o visual que mais funciona e leva a pessoa para a doação, enviar mensagens para os doadores, como boas-vindas, aniversário e outros (Baixe a nossa régua de relacionamento e entenda melhor).
Dessa forma, o uso da página de doação pode trazer benefícios grandes para obter melhores resultados de doação, aumentar a sua captação e auxiliar na administração dos doadores, com a ideia de reter essas pessoas para que continuem ajudando por um bom tempo.
Como enviar e-mails e SMS podem ajudar a reter doadores?

O contato com os doadores é essencial.
No mesmo estudo citado acima, descobrimos que apenas 28% dos doadores brasileiros recebem alguma mensagem referente às doações que realizam. Isso é preocupante. Vamos te explicar de uma forma um pouco mais didática:
Imagine que você acabou de realizar uma doação para uma organização. Você dispõe dos seus dados completos, adiciona o seu cartão e se sente bem fazendo parte de uma equipe que está batalhando pela mesma causa que você defende. Porém, a partir disso, você não recebe mais nenhuma informação sobre a OSC, ficando sem saber se o seu pagamento foi efetivado, se o cartão foi validado ou como está conseguindo ajudar na luta. Você se manteria doando para essa OSC por quanto tempo?
Agora vejamos pelo lado da organização. Quantos doadores são perdidos por conta de cartões que não foram aceitos, pagamentos não validados, boletos não pagos e outros empecilhos? Esses são desafios que podem ser vencidos com simples mensagens que avisam sobre o cartão, falam que o boleto está perto de vencer e outras coisas. Isso é basicamente se comunicar com o doador e demonstrar que você se importa com ele.
Outros dois fatores que são muito importantes de serem destacados é que a página de doação possui o certificado de segurança e instant payment, o que passa maior credibilidade e deixa o doador sem medo de utilizar seus dados e realiza a validação no mesmo instante. Muitas organizações não fazem o uso disso e acabam perdendo o público por conta do medo de ter seus dados roubados e demora do processo de doação.
Veja mais sobre a presença digital e saiba como ela pode ajudar você a melhorar a sua comunicação com o público e criar estratégias que gerem resultados melhores na captação.
Doação recorrente

Angarie doadores que doem por mais de um mês consecutivo.
Sabemos o quão desafiante é conquistar novos doadores, por isso você precisa elevar seus esforços em manter aqueles que você já tem. Uma dessas estratégias já se aplica no momento da primeira doação, onde você deve oferecer a opção de doação recorrente, que consiste na pessoa aceitar um contrato de doar por um tempo maior do que apenas uma vez.
Você precisa fazer as contas do quanto um doador custa para você e fazer com que ele doe, pelo menos, o tempo suficiente para se pagar. Suponhamos que você gaste cerca de R$ 200 para conquistar um novo doador e pede, no mínimo, R$ 50 para ele. O seu objetivo é manter esse novo doador por pelo menos 4 meses, para que você não tenha prejuízo.
Isso parece meio óbvio, mas acredite, 36% das organizações brasileiras ainda não oferecem esse formato aos doadores. Saiba mais sobre estratégias para manter doadores neste webinar que fizemos sobre o tema.
Se você gostou dessa publicação e acredita que ela esclareceu algumas das suas dúvidas, não deixe de compartilhar e continuar acompanhando nosso blog. Se inscreva na nossa Newsletter para receber no seu e-mail as novidades que tivermos por aqui. Nosso próximo post da série sobre página de doação será sobre como fazer com que ela chegue em mais pessoas, não perca!
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