• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
5.7K

O doador brasileiro quer mais transparência

Publicado em 23 de agosto de 2016 Trackmob 0

  • Curtir
    0
  • Facebook
  • Twitter

IDIS divulga segunda parte da Pesquisa Doação Brasil, traz dados inéditos no país e mostra que o doador brasileiro reconhece a importância do trabalho das ONGs, mas não confiam na maior parte delas.

O IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) apresentou, no último dia 18, o segundo bloco de resultados da Pesquisa Doação Brasil. Se você ainda não conferiu a primeira parte, leia O que motiva o doador brasileiro? ;). Os novos dados focam no relacionamento dos brasileiros com as ONGs e com a prática de doação institucional no país.

A pesquisa foi feita em duas etapas: a primeira, qualitativa, em outubro de 2015, com 10 grupos focais em Recife, São Paulo e Porto Alegre. A segunda etapa, quantitativa, entre março e abril de 2016, com 2.230 entrevistados, com 18 anos ou mais, residentes em áreas urbanas e com uma renda familiar mensal igual ou superior a um salário mínimo. Toda as pesquisas foram relativas ao ano de 2015. Confira os principais resultados.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Doação individuais totalizaram 0,23% do PIB do Brasil em 2015

Em 2015, as doações individuais dos brasileiros totalizaram R$ 13,7 bilhões, o que corresponde a 0,23% do PIB do Brasil, valor maior do que temos de estatísticas relacionadas às empresas. “Os indivíduos são mais responsáveis pelo sustentos das organizações de sociedade civil do que as empresas”, aponta Paula Fabiani, presidente do IDIS.

Reconhecem o trabalho, mas desconfiam da maior parte das ONGs

O brasileiro está muito descrente, é preciso resgatar a credibilidade nas instituições. Segundo a pesquisa, 71% da população entende que as ONGs dependem de doações para obter recursos e funcionar e 44% concorda que essas instituições fazem um trabalho competente. Por outro lado, apenas 26% dos entrevistados consideram a maior parte das ONGs confiável. “A pesquisa mostra que os brasileiros entendem a importância e valorizam o trabalho das ONGs, mas elas, como muitas outras instituições, acabaram se contaminando pela onda de escândalos e desconfiança que atinge o Brasil”, avalia Paula.

O doador brasileiro é fiel

A pesquisa mostrou que 64% dos doadores contribui apenas para uma instituição e, ainda, que 70% dos doadores costumam doar sempre para as mesmas instituições, ano após ano. Esse dado nos mostra o potencial em trabalhar campanhas de retenção entre os atuais doadores.

Temos muito trabalho à frente

Um dos objetivos da pesquisa é, com os dados, basear a criação de uma campanha pela cultura de doação no país. A partir do estudo do comportamento dos doadores, a pesquisa destacou quem é o público que deve ser focado para uma campanha pela cultura de doação, que são as pessoas que nunca doaram dinheiro, mas doam tempo/bens; as que já doaram nos últimos anos, mas agora não estão doando nada ou estão doando tempo/bens. Essa parcela corresponde a 39% da população.

Quem é o público da campanha pela cultura de doação

A questão do recurso financeiro é relativa

Quando perguntadas sobre por que não doam, as pessoas dizem, em respostas espontâneas, que não têm dinheiro. Mas na pergunta em que a resposta foi estimulada, há uma inversão. A falta de dinheiro ficou em terceiro lugar, mostrando que a questão do recurso financeiro é uma questão relativa – mesmo as pessoas com baixa renda fazem doações expressivas.

O doador precisa de mais mecanismos para fazer a doação

Entre os modos considerando mais convenientes entre os doadores estão os sites de pagamento como o PayPal, PagSeguro, o arredondamento de troco nos comércios e os portais de financiamento coletivo.

forma de pagamento doação

O que a gente aprende com a Pesquisa Doação Brasil?

  • Temos muito espaço para crescer, não só em volume, mas em quantidade de indivíduos que doam;
  • Em um momento de turbulência, principalmente política, é preciso melhorar a percepção que a população tem sobre as ONGs. Transparência e prestação de conta tornam-se urgentes. Os doadores querem saber como o dinheiro está sendo usado;
  • Pedir. Dentre os maiores motivos de “por que não doaram em 2015” está a resposta ‘Ninguém me pediu”;
  • Os doadores brasileiros são recorrentes e fiéis. É preciso alcançar novos doadores e, mais que isso, fidelizá-los.

Veja todas as informações das pesquisas na apresentação abaixo ou no site.

Baixe o e-book mapa da empatia.

Comentários
Post Views: 5.657

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!

#pesquisa doação brasil

Mais em Artigos

854
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

1.2K
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

703
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

1.3K
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

1.1K
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.3K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.7K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

795
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …

75
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
Publicado em 23 de junho de 2022 Trackmob 0

A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …

144
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Publicado em 14 de junho de 2022 Amanda Riesemberg 0

Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …

732
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
Publicado em 24 de maio de 2022 Trackmob 0

O  RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …

Escolhas do editor

Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
18 de abril de 2022 0
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
12 de abril de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest