O e-mail marketing para ONGs é um ótimo recurso para transformar usuários em doadores
Com o tempo, o e-mail marketing acabou se tornando um meio intrusivo e ruim para se comunicar. Isso aconteceu devido à falta de ferramentas que possibilitasse abordagens melhores que permitissem um impacto positivo nos usuários.
Essa realidade é diferente atualmente, a criação de ferramentas voltadas apenas para esse meio ajudam a atingir o seu público com as mensagens que você precisa passar. Outro fator que ajuda muito é a constante evolução deste canal, estando presente até mesmo nos celulares, de forma responsiva.
Em um estudo realizado pela Pew Research foi constatado que 92% dos adultos conectados à internet atualmente utilizam o e-mail com frequência. Isso demonstra que o meio ainda é um canal que possui respeito por parte dos usuários, se tornando funcional para uma boa comunicação com doadores e possíveis doadores.
Sendo assim, o e-mail marketing é um ótimo canal para manter contato com as pessoas, porém precisa ser administrado da forma correta. Esse é o nosso último artigo da série Presença Digital, e foi escrito para ajudar você a usar um dos melhores recursos da internet atualmente. Boa leitura!
Índice
Este índice é totalmente clicável e tem o intuito de melhorar a sua leitura. Através dele, você consegue pular diretamente para sua área de interesse no artigo, ou pausar e continuar a ler após algum tempo sem se perder. Basta escolher qual parte parou e será automaticamente direcionado para ela.
- O que é e-mail marketing e como pode ajudar a minha ONG?
- Quais os benefícios do e-mail marketing?
- Como o e-mail marketing ajuda na minha campanha de captação?
- Como fazer?
- Conclusão
O que é e-mail marketing e como pode ajudar a minha ONG?

Crie proximidade e compartilhe conteúdos através do e-mail marketing
Você provavelmente já recebeu algum e-mail contendo promoções, a confirmação de alguma compra feita ou ofertas sobre algum produto que estava procurando. Esse é o e-mail marketing, que visa aumentar a comunicação entre a marca e os usuários, os levando a realizar uma ação no final, que no caso desses exemplo citados, é a compra de um produto.
Tá, mas como isso funciona para ONGs? Pois bem, as organizações são as que mais necessitam de comunicação, já que dependem disso para levar as pessoas a conhecer a causa e realizar doações ou voluntariado em prol dela. O e-mail marketing é perfeito para isso por passa segurança e profissionalismo, engajando os usuários a querer sempre acompanham o seu trabalho.
Através dele é possível enviar vários tipos de mensagens, como felicitações em datas comemorativas específicas, aviso de confirmação no pagamento de uma doação, pedir doação para as pessoas que interagem com a sua organização e até mesmo promover os conteúdos de outros canais que você utiliza, enviando artigos do seu blog ou site com links para as redes sociais, por exemplo. Dessa forma, você consegue informar as pessoas sobre o que anda fazendo no meio digital e em quais projetos você precisa da ajuda delas.
Quais os benefícios do e-mail marketing para ONGs?

O e-mail está presente em quase todos os serviços da internet.
Antigamente, a dificuldade para criar um e-mail e enviar para uma grande base de pessoas era alta, o que acabava levando muitas das mensagens para a caixa de spam e se tornarem chatas devido ao conteúdo extremamente publicitário, que não trazia nenhum tipo de benefício para os usuários.
Atualmente, existem ferramentas que ajudam você a ter uma base mais robusta e disparar e-mails automáticos separando seus contatos por perfis. Você pode criar e-mails que só serão enviados em casos específicos para as pessoas envolvidas, como uma situação de pagamento de doação não efetuado, aniversário, primeira doação, entre outros. Veja os benefícios que isso gera:
- Mensagens personalizáveis
Mesmo com e-mails automáticos você consegue personalizar a mensagem através das variáveis de uma ferramenta, colocando o nome da pessoa, por exemplo. Isso faz com que o usuário que recebe a mensagem humanizada e se sinta mais próximo da ONG – criando empatia, o levando a interagir mais com seus conteúdos e prestar atenção no e-mail. É possível adicionar essas personalizações até mesmo no assunto do e-mail, a fim de chamar a atenção dos usuários.
- Abrangência
Um fator que demonstra a importância do e-mail atualmente é que grande parte dos serviços e atividades feitas na internet necessitam de um e-mail para cadastro. Mesmo em celulares, quando o ligamos pela primeira vez, precisamos criar uma conta de e-mail que serve para diversas coisas, até mesmo para a segurança do aparelho. Essa informação só destaca os números apontados pela pesquisa citada acima, além de outro estudo feito pela Radicati mostrando que a previsão de usuários conectados ao e-mail para 2019 é de 2,9 bilhões.
- Alcance
Os problemas que levam a mensagens não entregues é baixo no e-mail, dando a certeza de que os envios chegarão à grande parte ou 100% dos destinatários em sua caixa de entrada. Assim, você pode enviar 100 e-mails de uma só vez e concluir de que todos serão entregues de forma positiva.
- Flexibilidade
O e-mail entrega maior liberdade para a criação de mensagens diversificadas, permitindo o uso de imagens de diversos formatos (jpeg, png, gif), elementos gráficos e um número ilimitado de caracteres, sendo que você ainda consegue adicionar links ao texto e distribuir anexos junto da mensagem.
Como o e-mail marketing para ONGs ajuda na minha campanha de captação?

Esteja junto do usuário em momentos importantes para ele.
O e-mail pode ser um grande canal de conversa, sendo livre para que você compartilhe os conteúdos que criar em outros canais de comunicação digital onde está inserido. Quando uma pessoa fornece seus dados e abre a permissão para que você esteja presente na caixa de entrada dela, é porque confia no seu trabalho e está disposta a saber mais sobre ele.
O canal também permite que você se comunique de forma pessoal e indicativa, tendo um contato próximo com seu doador através de um meio utilizado para trabalho e compartilhamento de informações interessantes e relevantes para o usuário. Veja alguns tópicos de como o e-mail pode ser útil para uma campanha de presença digital:
- Engajar os possíveis doadores
Ao fornecer os dados para a sua organização, o usuário espera que você mantenha contato com ele, para se manter informado sobre o seu trabalho. Dessa forma, a sua organização não passa despercebida e se mantém na lembrança da pessoa, levando a um maior engajamento por parte dela a buscar outros canais de contato com você.
- Compartilhamento de conteúdo
Como dito anteriormente, o e-mail é um ótimo canal para promover seus conteúdos. Você pode enviar uma série de artigos com determinado assunto por e-mail, deixando o usuário informado sobre os novos posts que você fez. Assim, ele acaba por esperar pelos e-mails e se manter sempre atualizado com o seu blog.
- Réguas de relacionamento
Você tem a possibilidade de criar estratégias enviando conteúdos específicos para um certo perfil de usuário através das réguas de relacionamento, que consiste em adicionar contatos a uma gama de mensagens sobre um determinado assunto, veja abaixo um exemplo:
Uma organização que trabalha com o meio ambiente poderia criar uma régua para os usuários que interagirem com o tema poluição e enviar eles materiais sobre isso. Dessa forma, a ONG consegue convencer e chamar para a ação ao final do conteúdo, gerando resultados satisfatórios.
- Convites personalizados
Você pode utilizar o e-mail para convidar os seus contatos a participar de eventos que a sua organização promove. Além disso, é possível chamar essas pessoas para a ação, as levando para páginas de doação e as chamando para serem voluntárias em um projeto que iniciará numa data próxima. Com a personalização, chamar o usuário para a ação fica melhor, pois você estará falando diretamente com ele, e isso faz com que fique muito mais suscetível a doar ou se voluntariar.
Como fazer o e-mail marketing para ONGs?

Siga alguns passos para criar uma boa estratégia.
Para criar uma boa estratégia de e-mail marketing, é recomendável utilizar ferramentas que proporcionem isso, como o CRM da Trackmob, que fornece todos os benefícios citados no texto e ajuda você a ter uma comunicação mais próxima com seus doadores.
A fim de ajudar você nessa caminhada, nós temos réguas de relacionamento prontas, para que você utilize com seus doadores nas diversas situações necessárias.
- Tenha empatia
É importante ter empatia com os usuários, se colocando no lugar deles para saber quando é bom enviar os e-mails e a partir de que ponto começa a se tornar algo ruim. Você precisa criar uma periodicidade no envio das mensagens, para não encher a caixa de entrada e não parecer muito desesperado. Aconselhamos envios quinzenais de e-mails, salvo os específicos, como boas vindas, aniversário e validações.
- Saiba falar
Crie um tom de voz para seus e-mails e escreva sempre o mais próximo possível do leitor, como se realmente estivesse conversando com ele. Trate o usuário pelo nome e deixe claro que você está falando com ele especificamente. Dessa forma, ele se sentirá especial.
Evite usar termos que os usuários possivelmente não entendam. Tente conversar de forma didática, usando um palavreado que faça parte do dia-a-dia das pessoas. Isso gera empatia e diminui o risco de o leitor não entender o que você está tentando passar.
Seja claro e objetivo nas mensagens. As pessoas não costumam ver os e-mais até o fim quando são muito grandes. Por isso, tente passar toda a mensagem em poucas linhas, fazendo o uso de imagens para manter o usuário lendo o seu conteúdo.
O texto pode ser escrito de forma mais pessoal, como se estivesse mandando para alguém próximo a você. O uso de imagens é bom, conforme disse anteriormente, mas lembre-se de não abusar. Quanto mais simples for o seu e-mail, mais resultados irá gerar.
- Chame para a ação
Não se esqueça de chamar o leitor para realizar uma ação, seja ela a doação, migração para um texto do seu blog ou site, curtir a fanpage em alguma rede social, se tornar um voluntário ou qualquer outra necessidade. É importante colocar o usuário num contexto e levar ele a continuar interagindo com seus canais.
Conclusão

Alterne entre os canais digitais e os compartilhe no e-mail.
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para gerar engajamento entre as pessoas que seguem seu trabalho e transformá-las em doadores. Também ajuda a manter os doadores ativos e reativar os que pararam de ajudar devido a qualquer situação.
A Trackmob desenvolve soluções para melhorar cada vez mais o seu contato com as pessoas e entregar a elas uma experiência incrível de doação. Fornecemos a página de doação, que coleta dados dos usuários e facilita a doação ou voluntariado deles para a sua ONG; o CRM, que reúne essas informações e entrega a você uma gestão com análise de resultados e facilita as estratégias para um e-mail marketing de sucesso e automatiza o processamento de pagamentos, cobranças e falhas de pagamentos; e o Face to Face, que também coleta dados e facilita a doação das pessoas abordadas nas ruas. Saiba mais visitando nosso site.
Comentários
You might also like
Mais em Artigos
Lutamos com a força do Skate
O skate pode ser um agente transformador para a vida de milhares de crianças.
Proteção aos Refugiados
Ser refugiado é ter uma vida cheia de desafios a serem vencidos. É necessária proteção.
Combate ao trabalho infantil
Dia 12 de junho é o data onde refletimos sobre as vítimas do trabalho infantil.