• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
5.5K

Régua de relacionamento: a ferramenta que aumenta a retenção de doadores

Publicado em 5 de outubro de 2017 Trackmob 0

  • Curtir
    2
  • Facebook
  • Twitter

No post de hoje, você irá conhecer a régua de relacionamento, uma ferramenta que automatiza fluxos de comunicação e estreita os laços com seus doadores

Você já parou para pensar como a sua organização se relaciona por e-mail com um novo doador? Será que ele recebe uma confirmação da doação ou uma mensagem de boas-vindas? E depois, você trabalha sua comunicação para fazê-lo se sentir como um membro da  organização ou ele acaba sendo apenas mais um entre centenas de outros doadores?

Se as suas respostas foram negativas, então preste atenção neste fato: pesquisas sobre retenção de doadores descobriram que as falhas de comunicação estão entre as principais razões para que as pessoas parem de apoiar uma determinada organização.

Um exemplo? Na Pesquisa Doação Brasil, realizada em 2015 pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), entrevistados responderam a seguinte pergunta: existe algo que faria com que você doasse mais? Em 2º lugar, as pessoas disseram que gostariam de saber como o dinheiro está sendo usado. Em 4º, que doariam mais caso as entidades fossem mais transparentes.

Ou seja, para os doadores, estar atualizado e em sincronia com as ações da organização é fundamental. E, para fazer isso de uma maneira assertiva, você pode contar com a régua de relacionamento. Com essa estratégia, sua comunicação com os doadores é automatizada e personalizada através de fluxos de e-mail. Vamos conhecer mais sobre ela?

Régua de relacionamento: o que é

Com uma régua de relacionamento, a equipe de comunicação da sua ONG pode planejar cada interação com os doadores através de etapas, que irão nutri-los com as informações essenciais sobre a organização e torná-los cada vez mais próximos da sua causa.

Assim, você pode transformar um doador pontual em recorrente, aumentar o valor da doação mensal, conseguir outras formas de contribuição e até mesmo convencê-lo a ser voluntário da sua organização sem muito esforço.

Em outras palavras, a régua de relacionamento é um método que permite manter um controle maior sobre a sua base, acompanhando a trajetória de cada doador dentro da organização. E, ao nutrir esse doador com informações relevantes e que sigam um fluxo de envolvimento, os laços ficam mais fortes e as chances de mantê-lo em sua base por mais tempo aumentam.

Régua de relacionamento: como funciona

O funcionamento da régua de relacionamento está baseado em uma série de mensagens automatizadas que você pode desencadear com base nos comportamentos de um doador ou através de suas informações de contato.

O bônus para a ONG é uma comunicação mais assertiva e uma economia de tempo, pois basta definir as regras da conversa e automatizar todo o processo. Por exemplo, para cada ação que você adiciona ao fluxo, um tempo é delimitado e será seguido: “Quero que um potencial doador receba um e-mail 2 dias depois de preencher este formulário, com uma mensagem de agradecimento e um convite para conhecer mais o nosso trabalho.”

Assim, você pode simplesmente planejar e agendar as mensagens de cada etapa da comunicação para envios automáticos – e não precisa se preocupar em acompanhar quando cada pessoa precisa receber um determinado e-mail.

A solução da Trackmob: uma régua de relacionamento voltada para ONGs

Pensando em como adaptar essa ferramenta à uma comunicação eficaz para a retenção de doadores no Terceiro Setor, criamos uma régua de relacionamento com 5 modelos de e-mails para você proporcionar uma experiência incrível aos seus novos doadores.

Nosso modelo contempla:

  1. E-mail de boas-vindas para que o seu doador sinta-se acolhido pela organização
  2. E-mail de agradecimento da doação para que o doador perceba a importância de sua contribuição
  3. E-mail para apresentar seus outros canais e manter o doador mais próximo da sua organização
  4. E-mail de prestação de contas para mostrar que a sua organização é transparente com os doadores
  5. E-mail de engajamento para mostrar que existem outras formas de ajudar e aumentar ainda mais os resultados da sua organização

Pronto para colocar essa ferramenta em prática? Baixe o nosso Modelo de régua de relacionamento e comece já a melhorar a comunicação com a sua base!

Comentários
Post Views: 5.537

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!


Mais em Artigos

854
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

1.2K
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

703
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

1.3K
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

1.1K
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.3K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.7K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

795
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …

75
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
Publicado em 23 de junho de 2022 Trackmob 0

A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …

144
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Publicado em 14 de junho de 2022 Amanda Riesemberg 0

Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …

732
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
Publicado em 24 de maio de 2022 Trackmob 0

O  RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …

Escolhas do editor

Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
18 de abril de 2022 0
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
12 de abril de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest