• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Trackmob
253

#TrackLearning Ep. IV: Gestão de Fundraising e Dados – da estratégia aos canais de aquisição

Publicado em 4 de março de 2022 Trackmob 0

  • Curtir
    0
  • Facebook
  • Twitter

Nesse episódio, transmitido ao vivo em 30 de abril de 2021, a Laís Mascarenhas convida Filipe Páscoa, especialista em inteligência e análise de dados para o Terceiro Setor na Trackmob e Marcus Carvalho, analista de CRM na Fundação Dorina Nowill para Cegos para falar sobre o tema.

Filipe Páscoa inicia o webinar apresentando o contexto da Revolução Digital e fala que a robótica, a tecnologia e a inteligência artificial já fazem parte dos nossos tempos, como por exemplo, no sistema de recomendação do Netflix e no uso de aplicativos. Mas no que se refere a dados e tecnologia, o convidado afirma que as práticas do Terceiro Setor ainda remetem aos tempos da Revolução Agrícola (com falta de processos estruturados).

Como o Terceiro Setor pode trabalhar com dados

“Dados são portadores de informações que nós transformamos em inteligência e conhecimento.”

Quem melhor soube aproveitar o uso de dados foram as startups, assim, o Terceiro Setor pode tê-las mais vezes como referências, cita Filipe. Em seguida, apresenta o  conceito Growth Hacking que inclui três dimensões: marketing criativo; sistemas e automações; e análise de dados com realização de testes.

“Qualquer ferramenta nos oferece dados, ou seja, respostas, mas antes precisamos entender a nossa estratégia”, portanto, é importante lembrar que dados perpassam 4 áreas: financeira, administrativa, processos e pessoas.

A Trackmob utiliza uma metodologia baseada em diferentes momentos: aquisição, relacionamento e arrecadação. Eles representam objetivos diferentes, que se referem a um conjunto de indicadores específicos, que são controlados por meio de dados distintos.

Filipe argumenta que é necessário, primeiramente, ter uma estratégia documentada.
Veja abaixo o Método Trackmob:

Exemplos de uso de indicadores

“O essencial de qualquer abordagem de dados é saber fazer as perguntas certas.”

  • A partir da apresentação do modelo para estruturação de estratégias, Filipe traz alguns exemplos do uso de dados combinados:
  • Financeiros -> formas de pagamentoAo verificar uma alta taxa de pagamento por boleto, o que se pode fazer? É interessante olhar para mais dados para entender a motivação e, quem sabe, realizar campanhas que incentivem outras formas de pagamento.
  • Doações -> número de doações realizadas em diferentes meses
    Se encontrado um pico de volume, o que ele representa? Filipe fala que o número em si precisa de um contexto advindo do plano tático. Se a meta era X e foi alcançado Y’ é diferente de analisar apenas ‘N doações realizadas’
  • Lifetime -> tempo que um doador permanece contribuindo

Se for analisado que a média é de 8 meses, criar ações de engajamento por volta do sexto mês é uma boa tática.

Marcus inicia sua fala destacando que o uso de banco de dados é crucial para o desenvolvimento de organizações. Ele cita a combinação ‘idade de doadores x cancelamentos’ – se a maioria dos cancelamentos são feitos por pessoas com uma faixa etária mais nova, uma mudança de público-alvo nas próximas ações é de extrema importância. O Analista de CRM apresenta ainda diversos casos de utilização de dados e frisa que acompanhá-los com frequência também possibilita a criação de planos de contingência.

Filipe complementa a apresentação de Marcus, apresentando um case da Track em que foi possível, a partir de algumas ferramentas, utilizar dados para fazer projeções (como evolução de despesas e receitas) e assim realizar análises preditivas. 

Como começar a estruturar dados em uma organização do Terceiro Setor

Marcus fala que para iniciar, não é necessário utilizar programas muito caros ou robustos. Filipe comenta que não há respostas prontas, é preciso pesquisar para entender quais ferramentas melhor se adequam à realidade da organização e traz um artigo complementar sobre o tema: Guia de indicadores para o recrutamento de doadores individuais.

Para finalizar, Filipe fala que o uso de dados pelo Terceiro Setor impacta indivíduos (que impulsionam suas carreiras), organizações (com a gestão equilibrada de recursos) e o setor (com a transparência das doações).

Comentários

Post Views: 253

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!


Mais em Artigos

729
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

948
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

611
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

975
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

869
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.1K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.4K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

689
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

149
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
Publicado em 18 de abril de 2022 Trackmob 0

“Todos nós queremos um país melhor, uma sociedade melhor, queremos transformar alguma coisa. E uma das principais formas de expressar …

177
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
Publicado em 12 de abril de 2022 Trackmob 0

Quais os melhores caminhos para fazer da organização a qual pertence cada vez mais potente e com independência de recursos? …

218
#TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões da captação de recursos
Publicado em 8 de abril de 2022 Trackmob 0

O que determina o sucesso da captação de recursos? Facilmente falamos em canais de captação, dados, inteligência e dinheiro. Mas …

Escolhas do editor

Google Ad Grants: o que é e como adquirir esse benefício
30 de março de 2022 0
Segmentação da base de doadores: veja como fazer
28 de março de 2022 0
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
25 de março de 2022 0
Custo de Aquisição por Doador (CAD): o que é e como calcular essa métrica
9 de março de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • #TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia...
      18 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como...
      12 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões...
      8 de abril de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest