• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Trackmob
349

#TrackLearning Ep. V: Desafios atrelados à comunicação e captação de recursos nos canais digitais

Publicado em 4 de março de 2022 Trackmob 0

  • Curtir
    0
  • Facebook
  • Twitter

Quando o assunto é captação de recursos para OSCs, sempre vem aquela dúvida: como utilizar a comunicação como uma ferramenta trunfo para o sucesso da instituição?

Com certeza você já se fez essa pergunta. Afinal, a maioria das ONGs já passaram ou ainda passam por esse questionamento. Mas essa resposta pode ser muito mais simples do que você imagina.

Justamente para sanar essas dúvidas é que o nosso quinto episódio de #TrackLearning contou com a presença de Bruno Gentil, expert em gestão de marketing e performance, e Luan Ventura, coordenador de marketing do Banco de Alimentos.

Neste texto, você encontrará diversos pontos tratados no webinar, e logo abaixo, o vídeo gravado com as valiosas dicas. Boa leitura!

Como entender os momentos da comunicação?

Ao falar sobre comunicação de OSCs, é importante entender qual é a hora de pedir, qual a hora de explicar e qual a hora de agradecer aos doadores. Afinal, cada momento é diferente e exige também um setup de comunicação diferenciado.

Nossos especialistas apontam que é necessário entender as distinções de cada ocasião, pensando na doação do início ao fim para entender quem é o doador na ponta final.

Este conhecimento, em conjunto com a análise dos dados já obtidos, se torna fundamental, afinal, eles vão  embasar as decisões de onde e como colocar cada tipo de mensagem, com muito mais eficiência na estruturação da comunicação.

Qual a hora certa de buscar uma agência?

Essa resposta não é exata, afinal, cada instituição é única e possui necessidades diferentes. Mas um consenso geral em nosso webinar foi que é necessário ter os objetivos de comunicação muito claros, compreendendo que caminhos são pretendidos e quais os destinos finais ideais. Assim, ficará mais fácil entender o que cobrar ao contratar uma agência.

Mas Bruno Gentil aponta: “antes de investir externamente é preciso investir internamente para estruturar bem a comunicação”, assim, a agência não será um trabalho meramente terceirizado, mas sim, um reforço de um esforço que já tem um norte.

Anúncios pagos: faz sentido? Como analisar os resultados?

Os anúncios pagos podem sim ser eficientes. Mas é necessário ler os dados e os cenários! Assim, fica mais fácil entender quando, se faz sentido e como investir em mídias pagas.

Outro ponto levantado foi que o Google Grants pode ser uma ótima ferramenta para essa questão, pois com a comprovação de funcionamento da OSC, a plataforma disponibiliza US$ 10.000 para a instituição realizar divulgações na parte de search da plataforma.

Agora, para analisar uma campanha que já está rodando, isso dependerá do objetivo específico de cada OSC. Mas, os especialistas apontam que prestar atenção no número de cliques, conversões, taxas de abertura e tempo de leitura de páginas pode fazer bastante sentido em diversas situações.

Saiba mais sobre esse benefício do Google nesse artigo da nossa parceira BC Marketing.

Colocando o doador no centro

É importante dizer: colocar o doador no centro de tudo faz total diferença para o sucesso da captação. E foi um tema recorrente durante todo o webinar!

Mas como fazer isso? O primeiro passo é criar uma conexão real entre sua instituição e os possíveis doadores, o que pode ser construído por meio da individualização do doador, deixando bem claro que uma única doação já pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.

O papel da OSC, nesse sentido, é conectar quem doa com quem é beneficiado, mostrando a importância da causa e de cada doador de maneira clara, para que os usuários queiram ter esse papel de agente ativo de mudança social.

Outros assuntos como a contratação de influenciadores, utilização da base de leads ou seguidores — mesmo que pequena — e outros assuntos também foram abordados.

Saiba mais sobre como estruturar sua comunicação com seus doadores, assista ao webinar completo abaixo!

Comentários

Post Views: 349

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!


Mais em Artigos

729
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

947
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

611
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

974
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

869
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.1K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.4K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

688
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

146
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
Publicado em 18 de abril de 2022 Trackmob 0

“Todos nós queremos um país melhor, uma sociedade melhor, queremos transformar alguma coisa. E uma das principais formas de expressar …

175
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
Publicado em 12 de abril de 2022 Trackmob 0

Quais os melhores caminhos para fazer da organização a qual pertence cada vez mais potente e com independência de recursos? …

217
#TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões da captação de recursos
Publicado em 8 de abril de 2022 Trackmob 0

O que determina o sucesso da captação de recursos? Facilmente falamos em canais de captação, dados, inteligência e dinheiro. Mas …

Escolhas do editor

Google Ad Grants: o que é e como adquirir esse benefício
30 de março de 2022 0
Segmentação da base de doadores: veja como fazer
28 de março de 2022 0
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
25 de março de 2022 0
Custo de Aquisição por Doador (CAD): o que é e como calcular essa métrica
9 de março de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • #TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia...
      18 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como...
      12 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões...
      8 de abril de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest