Quando o assunto é captação de recursos para OSCs, sempre vem aquela dúvida: como utilizar a comunicação como uma ferramenta trunfo para o sucesso da instituição?
Com certeza você já se fez essa pergunta. Afinal, a maioria das ONGs já passaram ou ainda passam por esse questionamento. Mas essa resposta pode ser muito mais simples do que você imagina.
Justamente para sanar essas dúvidas é que o nosso quinto episódio de #TrackLearning contou com a presença de Bruno Gentil, expert em gestão de marketing e performance, e Luan Ventura, coordenador de marketing do Banco de Alimentos.
Neste texto, você encontrará diversos pontos tratados no webinar, e logo abaixo, o vídeo gravado com as valiosas dicas. Boa leitura!
Como entender os momentos da comunicação?
Ao falar sobre comunicação de OSCs, é importante entender qual é a hora de pedir, qual a hora de explicar e qual a hora de agradecer aos doadores. Afinal, cada momento é diferente e exige também um setup de comunicação diferenciado.
Nossos especialistas apontam que é necessário entender as distinções de cada ocasião, pensando na doação do início ao fim para entender quem é o doador na ponta final.
Este conhecimento, em conjunto com a análise dos dados já obtidos, se torna fundamental, afinal, eles vão embasar as decisões de onde e como colocar cada tipo de mensagem, com muito mais eficiência na estruturação da comunicação.
Qual a hora certa de buscar uma agência?
Essa resposta não é exata, afinal, cada instituição é única e possui necessidades diferentes. Mas um consenso geral em nosso webinar foi que é necessário ter os objetivos de comunicação muito claros, compreendendo que caminhos são pretendidos e quais os destinos finais ideais. Assim, ficará mais fácil entender o que cobrar ao contratar uma agência.
Mas Bruno Gentil aponta: “antes de investir externamente é preciso investir internamente para estruturar bem a comunicação”, assim, a agência não será um trabalho meramente terceirizado, mas sim, um reforço de um esforço que já tem um norte.
Anúncios pagos: faz sentido? Como analisar os resultados?
Os anúncios pagos podem sim ser eficientes. Mas é necessário ler os dados e os cenários! Assim, fica mais fácil entender quando, se faz sentido e como investir em mídias pagas.
Outro ponto levantado foi que o Google Grants pode ser uma ótima ferramenta para essa questão, pois com a comprovação de funcionamento da OSC, a plataforma disponibiliza US$ 10.000 para a instituição realizar divulgações na parte de search da plataforma.
Agora, para analisar uma campanha que já está rodando, isso dependerá do objetivo específico de cada OSC. Mas, os especialistas apontam que prestar atenção no número de cliques, conversões, taxas de abertura e tempo de leitura de páginas pode fazer bastante sentido em diversas situações.
Saiba mais sobre esse benefício do Google nesse artigo da nossa parceira BC Marketing.
Colocando o doador no centro
É importante dizer: colocar o doador no centro de tudo faz total diferença para o sucesso da captação. E foi um tema recorrente durante todo o webinar!
Mas como fazer isso? O primeiro passo é criar uma conexão real entre sua instituição e os possíveis doadores, o que pode ser construído por meio da individualização do doador, deixando bem claro que uma única doação já pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.
O papel da OSC, nesse sentido, é conectar quem doa com quem é beneficiado, mostrando a importância da causa e de cada doador de maneira clara, para que os usuários queiram ter esse papel de agente ativo de mudança social.
Outros assuntos como a contratação de influenciadores, utilização da base de leads ou seguidores — mesmo que pequena — e outros assuntos também foram abordados.
Saiba mais sobre como estruturar sua comunicação com seus doadores, assista ao webinar completo abaixo!
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