O que determina o sucesso da captação de recursos? Facilmente falamos em canais de captação, dados, inteligência e dinheiro. Mas há alguns dragões a serem derrotados nessa jornada para que seja possível criar um ambiente organizacional que acolha e integre uma operação de captação de recursos saudável. É possível desenvolver a cultura de doação dentro da própria organização? Tem mesmo como mudar mentalidades?
No 7º episódio da série #TrackLearning, ajudamos a responder a essas perguntas. Thalita Salgado, Diretora de Captação e Mobilização de Recursos da Anistia Internacional, partilha a sua experiência em vários contextos e organizações pelas quais passou, como a Fundação Abrinq, o Teto, a Habitat e a Fundação Dorina para Cegos. Também contamos com o Rodrigo Alvarez, da Mobiliza Consultoria. A conversa é mediada pelo Filipe Páscoa, Consultor Internacional de Captação de Recursos e Mobilização Pública e Conselheiro de Inovação da Trackmob.
Escassez e abundância: uma questão de perspectiva?
Thalita abre sua fala com uma analogia a partir do ditado do “copo meio cheio ou meio vazio”, explicando que apesar das dificuldades, é preciso enxergar oportunidades para aproveitar o que se tem nas mãos, independentemente do tamanho da organização.
Rodrigo amplia a conversa falando que o primeiro recurso que um captador precisa mobilizar é o interno – entendendo “recurso” como algo além do financeiro. Ele cita a importância de construir uma cultura interna na organização que preza pelo tema da captação de recursos.
“A falta de recursos é uma questão de visão de mundo.
Temos recursos suficientes, eles só não estão no lugar certo.”
Rodrigo Alvarez
O especialista destaca o quanto é oportuno as áreas internas da organização estarem unidas e reconhecerem sua interdependência. Ele também lembra que o dinheiro ainda é um tabu na sociedade, e que as crenças limitantes relacionadas a ele devem ser superadas para que as pessoas ampliem suas visões sobre a área de captação
Thalita citou sua experiência na Anistia Internacional: na organização, foi inserido um momento exclusivo para falar de captação de recursos na reunião mensal com toda a equipe. Em cinco minutos são abordados desafios, panoramas e objetivos com o intuito de gerar reflexão e engajamento, “para que todos se vejam como participantes da promoção da autonomia e sustentabilidade organizacional”, completa.
A importância comunicação
“A exposição pública dá espaço aos haters, mas também aos lovers“, cita Rodrigo, lembrando que a exposição abre leques a muitas oportunidades, como por exemplo o sucesso do financiamento coletivo por meio da campanha realizada pelo Intercept Brasil. Ele complementa: “Não há captação de recursos sem diálogo público”.
“Quanto mais a organização investe em comunicar a causa, maior é a força dessa organização para captar recursos.”
Thalita Salgado
Ao entrar no assunto, Thalita fala que a comunicação é importante para fidelizar, independente do tipo de parceiro. Ela ressalta que a transparência – como o ato de comunicar no site prestação de contas – também atrai possíveis investidores. Nessa perspectiva, afirma que o excesso de comunicação nunca vai ser um problema.
Conclusões dos participantes e mensagens finais:
- Promover o engajamento da equipe interna na captação de recursos
- Se colocar sempre como aprendiz para conquistar oportunidades para o futuro
- Incentivar que conselheiros e gestores de organizações promovam a transversalidade da temática de captação dentro da organização
Veja como enfrentar esses desafios assistindo ao webinar completo disponível no nosso canal do Youtube.
Possui alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar.
Comentários
Mais em Artigos
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados O Dia de Doar é …
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
“Todos nós queremos um país melhor, uma sociedade melhor, queremos transformar alguma coisa. E uma das principais formas de expressar …
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
Quais os melhores caminhos para fazer da organização a qual pertence cada vez mais potente e com independência de recursos? …