• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Trackmob
147

#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação

Publicado em 18 de abril de 2022 Trackmob 0

  • Curtir
    0
  • Facebook
  • Twitter

“Todos nós queremos um país melhor, uma sociedade melhor, queremos transformar alguma coisa. E uma das principais formas de expressar essa vontade de transformação é com a doação.”
João Paulo Vergueiro

O Dia de Doar já acontece há vários anos no Brasil, sendo uma data muito interessante para incentivar doações e conversas acerca do assunto. Mas como integrar o dia, que aos poucos começa a se popularizar no Brasil, em sua estratégia de captação de recursos?

Esse foi o tema do oitavo episódio do #TrackLearning, que contou com a participação de João Paulo Vergueiro, o JP, diretor-executivo da ABCR, e Mariana Lira, captadora de recursos da ONG Gestos. 

O que é e como surgiu o Dia de Doar?

Na primeira parte do webinar, João Paulo começa apresentando a origem do Dia de Doar, que surgiu nos Estados Unidos em 2012, com o nome de “Giving Tuesday”. A data está relacionada com o dia de Ação de Graças e a Black Friday, tendo esse nome pois ocorre na primeira terça após a sexta-feira de promoções e consumo. O objetivo deste dia é estimular doações e conversas acerca do tema, sendo que cada pessoa pode expressar sua forma de doar.

Em 2013, iniciou-se no Brasil o movimento de apropriação da data como Dia de Doar, com várias pessoas e organizações se juntando para fazer o dia acontecer. Sendo assim, desde 2014 a data acontece no Brasil, sempre no mesmo dia do “Giving Tuesday”, com campanhas e ações que estimulam e promovem a solidariedade e o ato de doar.

Em seguida, João Paulo explica como a Trackmob auxilia na coleta e processamento de dados sobre as doações de diversas empresas nesse dia. Ele aponta que as doações têm aumentado, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, como as campanhas e ações mais limitadas ao online. Em 2020, foram verificados a partir da Trackmob R$ 2 milhões em doações, quase o dobro do ano anterior. Além disso, foram alcançadas 28 milhões de pessoas pelas campanhas online do Dia de Doar.

A experiência da campanha “Abrace a Gestos no Dia de Doar”

Na segunda parte do webinar, Mariana fala sobre a experiência da ONG Gestos com sua campanha “Abrace a Gestos no Dia de Doar”. Ela começa explicando como funciona a gestão horizontal na instituição e contextualiza as estratégias de campanhas online, por meio das redes sociais. Ela fala sobre a importância desses espaços para se comunicar com a audiência, trazendo transparência e informações relevantes acerca da vida e das necessidades das pessoas que vivem com HIV, buscando a empatia e a redução de estigmas.

Tudo se iniciou com a campanha “Abrace a Gestos”, que buscava doadores para abraçarem a causa, proporcionando a continuidade do trabalho da organização e reduzindo estereótipos a partir de uma perspectiva afetiva. Com o sucesso da abordagem, surge a “Abrace a Gestos no Dia de Doar”, como desdobramento da primeira campanha. Mariana explica que a estratégia se deu por meio do tráfego pago (Facebook Ads e Google Ads), além de conteúdos específicos nas redes sociais, principalmente via Stories e WhatsApp. Outra coincidência foi que o Dia de Doar em 2020 caiu no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12), o que agregou exposição à campanha de doações.

Os resultados da campanha foram extremamente positivos, com 403 doações realizadas, o que representou um crescimento de 195% em comparação com a arrecadação mensal média da organização. Além disso, a base de doadores mensais e de leads também aumentou após a ação.

A captadora destaca que o sucesso da campanha se deu por conta de um trabalho bem sucedido de branding e comunicação, assim como um planejamento de marketing bem executado e alinhado com os valores da instituição. Além disso, foi importante o fortalecimento midiático de uma história preexistente da Gestos, o apoio e parceria com organismos internacionais, além de uma prestação de contas sempre transparente.

Por fim, ela pontua os aprendizados adquiridos com a experiência, destacando como a comunicação, o marketing e a captação de recursos são áreas irmãs. Além disso, fala sobre a importância de enfatizar aspectos positivos nas campanhas, ao invés de reforçar estigmas e possíveis preconceitos. Mariana também cita como os doadores devem se sentir parte de uma solução, não um problema, em uma relação de troca, não venda, onde a transparência é de suma importância. Ela finaliza falando sobre as perspectivas e metas futuras para a Gestos, com o objetivo de beneficiar cada vez mais pessoas.

Para conhecer mais sobre o Dia de Doar e possíveis estratégias para essa data assista o webinar completo!

Comentários

Post Views: 147

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!


Mais em Artigos

729
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

948
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

611
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

974
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

869
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.1K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.4K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

688
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

175
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
Publicado em 12 de abril de 2022 Trackmob 0

Quais os melhores caminhos para fazer da organização a qual pertence cada vez mais potente e com independência de recursos? …

217
#TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões da captação de recursos
Publicado em 8 de abril de 2022 Trackmob 0

O que determina o sucesso da captação de recursos? Facilmente falamos em canais de captação, dados, inteligência e dinheiro. Mas …

320
Google Ad Grants: o que é e como adquirir esse benefício
Publicado em 30 de março de 2022 Trackmob 0

Escolhas do editor

Segmentação da base de doadores: veja como fazer
28 de março de 2022 0
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
25 de março de 2022 0
Custo de Aquisição por Doador (CAD): o que é e como calcular essa métrica
9 de março de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de março de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • #TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia...
      18 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como...
      12 de abril de 2022
    • #TrackLearning Ep. VII: Como enfrentar os dragões...
      8 de abril de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest