Voluntariado também doa? Confira como a TETO conseguiu doações com sua rede

Foto da construção realizada em dezembro de 2019, na comunidade Manuel Faustino

A sua rede de voluntariado pode ajudar a aumentar as doações no fim de ano

Voluntariado também doa? Essa é uma questão muito importante para qualquer ONG que possua uma rede de filantropos que a apoiam em seus trabalhos. Mas é notável que existe um estigma sobre o assunto. Afinal, quem já contribui com sua força de trabalho não precisa contribuir financeiramente, certo?

Não necessariamente. A TETO Brasil realizou, em 2020, uma campanha no Dia de Doar que teve sua visibilidade e seus resultados ampliados pela rede de voluntariado . Além de ser um excelente exemplo de como o voluntariado ajuda na divulgação das ações da organização, os resultados da campanha mostram que eles também contribuem financeiramente.

Veja, neste texto, como foi o planejamento estratégico da organização. E entenda o papel central do voluntariado para o sucesso da campanha.

A campanha Dia de Doar 2020 da TETO

A TETO, parceira da Trackmob, é reconhecida pelo seu trabalho internacional em prol da superação da pobreza através da ação conjunta entre moradores, moradoras e voluntariado. Juntas e juntos buscam soluções concretas para a melhoria do habitat e habitabilidade. No Brasil, a organização conta com uma ampla rede de voluntariado já tendo mobilizado mais de 70 mil pessoas.

Essas pessoas demonstraram interesse em apoiar a ONG em sua campanha de apoio recorrente, chamada Amigos da TETO. Observando essa oportunidade, foi realizado um planejamento para o Dia de Doar que aproveitasse o engajamento dessa rede de apoiadores.

Sua organização também conta com a força do voluntariado? Então, elas e eles também podem te ajudar a conseguir mais doações. Confira os elementos principais dessa campanha da TETO e inspire sua rede de apoio:

Programa de voluntariado: encontros, práticas e formações que engajam

Voluntariado da TETO na construção realizada na comunidade Capadócia (SP)
Foto da construção realizada pela TETO em setembro de 2019, na comunidade Capadócia (SP)

O programa de voluntariado  da TETO é uma das maiores forças da organização. A maioria dos voluntários atuam em projetos e atividades com as famílias e moradoras(es) das favelas mais precárias em que a TETO atua.

No entanto, a participação nas atividades da organização vai além da construção das casas. A TETO promove eventos de formação, nos quais os voluntários ficam por dentro do modelo de trabalho da organização.

Além disso, também ocorrem encontros de formação política e social com o voluntariado. Assim, eles aprofundam seu conhecimento sobre temas como pobreza e desigualdade, direito à cidade, liderança, direitos humanos e participação cidadã.

Desta forma, o voluntariado se engaja de forma profunda e verdadeira com o propósito da organização. A chave é trabalhar em conjunto e enaltecer o valor de cada pessoa. Isso amplia a força e o alcance da sua rede, consequentemente, traz mais resultado nas campanhas de doação. 

Os apoiadores da sua organização conhecem seu modelo de trabalho e suas motivações? Promova encontros, práticas e formações com seus voluntários e veja na prática os resultados que isso trará para sua campanha.

Peças de comunicação e divulgação orgânica

Post para o Dia de Doar 2020 da TETO
Post para o Dia de Doar 2020 da TETO

A partir do engajamento do voluntariado, a área de captação de recursos da TETO deu início à campanha para o Dia de Doar 2020. A organização não tinha um planejamento prévio, mas, com a ajuda do voluntariado, construiu materiais para a campanha com apenas algumas semanas de antecedência à data.

As ações da organização para dar início à campanha foram:

  • Confecção de materiais visuais para divulgação em redes sociais (vídeos e posts);
  • Landing Page explicando sobre a data, com um vídeo da organização, elencando motivos para doar, com depoimentos de doadores, valores de doação e o impacto que eles representam;
  • Página de doação para direcionar os leads da Landing Page
  • Dois e-mails para leads explicando sobre o Dia de Doar, porque apoiar a TETO e um botão que leva à página de doação da campanha;
  • Três e-mails para doadores: um para recorrentes, um para pontuais e outro para inativos, convidando os doadores a contribuir com a campanha pontual;
  • Um post de divulgação impulsionado com o Facebook Ads

A equipe de captação de recursos da TETO desenvolveu e publicou os anúncios, além de redigir e disparar os e-mails para doadores e leads com o CRM da Trackmob. Já as peças de divulgação para as redes sociais, foi o próprio voluntariado  que desenvolveu.

Se você ainda não deu início à campanha para o Dia de Doar na sua organização, pode se inspirar neste exemplo. Contando com sua rede de apoio, é possível realizar uma campanha, mesmo com a data se aproximando. Peça apoio  ao seu voluntariado e confie! Irá se surpreender com os resultados que podem trazer para sua campanha.

Resultados da campanha

Como vimos, as ações da organização para construção da campanha foram relativamente simples. Com poucas semanas de planejamento e apenas 4 dias com a página de doação ativa, a TETO conseguiu 154 doações, 125 pontuais e 29 recorrentes. Isso representou uma arrecadação total de R$12.879, 27% da média mensal de doações no ano de 2020.

O canal de comunicação que mais obteve resultados foi o Whatsapp, seguido do E-mail. As doações advindas desses canais representaram 74% do total arrecadado (38% e 36%, respectivamente).

Mesmo utilizando uma ferramenta de mídia paga para impulsionar a campanha, a maior parte dos doadores da campanha chegaram de forma orgânica. Ou seja, as peças divulgadas amplamente pelos próprios voluntários, que desejavam uma forma simples de divulgar a campanha de doações da TETO, foram as mais efetivas.

Esses resultados comprovam a força que uma rede de apoiadores engajados pode ter na divulgação de uma campanha. Mas, afinal, o voluntariado também doou?

Voluntariado também doa?

Pedir doações ao voluntariado pode ser um tabu para organizações do Terceiro Setor. Tem-se a ideia de que, se as pessoas já entregam força de trabalho e auxiliam na divulgação das campanhas, não precisam contribuir financeiramente.

A Stella Araújo, coordenadora de captação de recursos da TETO, identificou que muitos também realizaram doações pontuais na própria campanha. Ou seja, além de ser fundamental na divulgação e aquisição de doações recorrentes, o voluntariado também pode contribuir financeiramente.

Essas doações aconteceram de forma espontânea. Mas, segundo ela, há momentos em que pedir doações ao voluntariado pode ter mais resultados. Depois da finalização de um grande projeto, por exemplo, uma parte do voluntariado fica mais propensa a realizar doações. 

Isso porque essas pessoas se engajam com o trabalho e desejam continuar contribuindo com a organização, além de ampliar significativamente o alcance da campanha.

Consideramos que o retorno da campanha superou as expectativas, principalmente por conta do pouco tempo para o planejamento e execução das tarefas. Em 2021, a data já tem um espaço garantido no planejamento para que possamos atingir resultados ainda maiores. Um passo importante foi comprovar que a comunicação por WhatsApp, acompanhada de materiais completos de divulgação, pode ser uma grande aliada na captação. E, como sempre, que nosso voluntariado tem papel fundamental em nossas ações de divulgação de marca.

Stella Araújo, coordenadora de captação de recursos da TETO Brasil


E aí, o que achou da campanha para o Dia de Doar 2020 da TETO Brasil? Que tal contar com o seu voluntariado para sua campanha deste ano? Para ter mais insights que auxiliem o seu planejamento para o fim de ano, inscreva-se na nossa newsletter e receba os lançamentos!

Se quiser saber mais sobre a atuação da TETO, sobre o programa de voluntariado ou fazer uma doação, entre em www.teto.org.br!