Convencer alguém a doar parece difícil, mas é só uma questão de estratégia
Um dos maiores questionamentos de quem trabalha com o terceiro setor e, principalmente, doações de pessoa física é: Como convencer alguém a doar? Essa dúvida é muito comum e nós já conversamos um pouco sobre isso no artigo Como começar a captar?
Acontece que o trabalho de convencimento não é algo difícil, porém exige resiliência planejamento e uma boa estratégia. Existem alguns estudos e métodos criados por pesquisadores em comunicação que nos dão uma ideia de como podemos melhorar a forma de atingir o público.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como você pode trabalhar dentro da internet para conquistar as pessoas e explicar um pouco sobre essas estratégias de comunicação que você pode utilizar dentro da sua organização. Sente numa posição confortável e curta todo o conteúdo.
Não se trata de convencer

Para iniciarmos uma boa estratégia de comunicação com o seu público, você precisa ter em mente de que não se trata exatamente de convencer as pessoas a doarem para a sua organização, mas sim atingir aquelas que já tem a predisposição e vontade de ajudar, mas não conhecem a sua organização.
Existem muitas pessoas que se encaixam perfeitamente no perfil de doador e se preocupam bastante com a causa social que você defende. Acontece que elas não conhecem a sua organização ainda e nem por onde começar a procurar.
Pensando nisso, você precisa criar uma estratégia que visa levar facilidade para que essas pessoas encontrem a sua OSC e se interessem em saber qual o seu trabalho e como impacta na causa.
Nesse sentido, você precisa entregar a essas pessoas as informações necessárias para que elas conheçam a sua OSC e se tornarem cada vez mais próximas de você.
Estratégias

Alguns estudiosos em comunicação chegaram em estratégias que auxiliam as organizações a se tornarem mais presentes na vida de seus doadores e atingirem as pessoas que são suscetíveis a ajudar a causa social
É interessante perceber que grande parte das formas encontradas diz respeito a você entender todo o fluxo de doação da pessoa.
Jornada do doador
A jornada do doador é um modelo utilizado para entender o percurso feito pelo doador até decidir doar para sua OSC.
Com ele, você consegue saber o que fazer em cada etapa desse processo e quais as maneiras mais eficazes de atingir seus doadores de acordo com o que eles necessitam saber para se interessarem pela sua organização.
Entender esse procedimento alavanca as doações, pois a sua OSC começa a ficar mais próxima do público e chegar ao conhecimento de cada vez mais pessoas.
Veja o e-book gratuito: Jornada do doador, que lançamos especialmente para que você melhore a comunicação na sua organização.

Funil de doação
O Funil é a Jornada do doador observada pelo ponto de vista da organização, ou seja, um olhar mais estratégico relacionado a todo o processo de doação pelo qual as pessoas passam. Nele, imaginamos realmente um funil com o lado maior virado para cima.
As pessoas que desconhecem o seu trabalho entram e vão passando pelas etapas de qualificação até que sobrem, ao final, as pessoas que realmente estão interessadas em ajudar e possuem um altíssimo potencial de se tornar recorrente.
Mapa da empatia
O mapa da empatia serve para que você entenda como é o perfil dos doadores da sua OSC.
Com ele, é possível entender os motivos pelos quais ele doa, quais as dificuldades que passa por estar ajudando, quais situações poderiam fazer com que ele parasse de doar e outras que aumentariam seu ticket médio.
Veja o e-book gratuito Mapa da Empatia e aprenda como fazer e inicie o seu hoje mesmo! Esse método é importante para a próxima estratégia que vamos apresentar nesse artigo.

Criação de conteúdo
Criar um conteúdo estratégico atualmente é o que mais chama a atenção do seu público e leva a sua OSC ao conhecimento dessas pessoas.
As estratégias passadas anteriormente se intensificam cada vez mais com a utilização de um bom conteúdo que seja relevante e traga informações importantes para as pessoas.
Você pode utilizar várias mídias diferentes para criar um conteúdo e levar ele aos seus possíveis doadores. Mais que isso, devemos dizer até mesmo que na atualidade é essencial que a sua organização esteja presente nos canais da internet.
Dentre elas, estão as que citaremos abaixo em tópicos (clique em cada uma delas para se aprofundar mais no assunto):
Saiba também a importância da presença digital para ONGs, que atualmente é um dos modelos que mais trazem doadores novos e recorrentes.
Conclusão

Isso tudo parece ser bem complicado de ser realizado, mas podemos te garantir que não é. Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.
Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.
Se você não sabe muito bem como começar a captar, não se desespere, isso é natural. Estamos entregando esse tipo de conteúdo para justamente ajudar você com esse trabalho e alavancar a captação daqueles que já o realizam.
É importante que você entenda que não é necessário convencer ninguém a doar, pois existem inúmeras pessoas que estão interessadas em ajudar a causa social que você defende, só precisam saber como encontrar a sua OSC.
Acompanhe o nosso blog sempre, pois postamos materiais exclusivos para o terceiro setor, a fim de melhorar a captação no nosso país e promover a cultura de doação no Brasil. Vamos juntos fazer a diferença e mudar o mundo.
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