• Página inicial
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • Templates
  • Cases de sucesso
  • Conteúdo
    • Artigos
    • Dicas
  • Materiais
    • E-books
    • Estudos
    • Vídeos
    • Templates
  • Saiba mais
    • Conheça nossas soluções
    • Curta nossa fanpage no Facebook
    • Conecte com a gente no LinkedIn
    • Nos siga no Instagram
Explorar Pesquisar Menu

Pesquisar

Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos


Autores

  • Amanda Riesemberg
  • carol
  • Jonas Araujo
  • Marllon Nascimento
  • Trackmob
24.0K

Como convencer alguém a doar?

Publicado em 21 de janeiro de 2019 Trackmob 0

  • Curtir
    5
  • Facebook
  • Twitter

Convencer alguém a doar parece difícil, mas é só uma questão de estratégia

Um dos maiores questionamentos de quem trabalha com o terceiro setor e, principalmente, doações de pessoa física é: Como convencer alguém a doar? Essa dúvida é muito comum e nós já conversamos um pouco sobre isso no artigo Como começar a captar?

Acontece que o trabalho de convencimento não é algo difícil, porém exige resiliência planejamento e uma boa estratégia. Existem alguns estudos e métodos criados por pesquisadores em comunicação que nos dão uma ideia de como podemos melhorar a forma de atingir o público.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como você pode trabalhar dentro da internet para conquistar as pessoas e explicar um pouco sobre essas estratégias de comunicação que você pode utilizar dentro da sua organização. Sente numa posição confortável e curta todo o conteúdo.

Não se trata de convencer

Homem ajudando uma pessoa em situação de rua.
Não precisa convencer quem já deseja doar.

Para iniciarmos uma boa estratégia de comunicação com o seu público, você precisa ter em mente de que não se trata exatamente de convencer as pessoas a doarem para a sua organização, mas sim atingir aquelas que já tem a predisposição e vontade de ajudar, mas não conhecem a sua organização.

Existem muitas pessoas que se encaixam perfeitamente no perfil de doador e se preocupam bastante com a causa social que você defende. Acontece que elas não conhecem a sua organização ainda e nem por onde começar a procurar.

Pensando nisso, você precisa criar uma estratégia que visa levar facilidade para que essas pessoas encontrem a sua OSC e se interessem em saber qual o seu trabalho e como impacta na causa.

Nesse sentido, você precisa entregar a essas pessoas as informações necessárias para que elas conheçam a sua OSC e se tornarem cada vez mais próximas de você.

Estratégias

Três mãos demonstrando união
As estratégias para convencer a doar.

Alguns estudiosos em comunicação chegaram em estratégias que auxiliam as organizações a se tornarem mais presentes na vida de seus doadores e atingirem as pessoas que são suscetíveis a ajudar a causa social

É interessante perceber que grande parte das formas encontradas diz respeito a você entender todo o fluxo de doação da pessoa.

Jornada do doador

A jornada do doador é um modelo utilizado para entender o percurso feito pelo doador até decidir doar para sua OSC.

Com ele, você consegue saber o que fazer em cada etapa desse processo e quais as maneiras mais eficazes de atingir seus doadores de acordo com o que eles necessitam saber para se interessarem pela sua organização.

Entender esse procedimento alavanca as doações, pois a sua OSC começa a ficar mais próxima do público e chegar ao conhecimento de cada vez mais pessoas.

Veja o e-book gratuito: Jornada do doador, que lançamos especialmente para que você melhore a comunicação na sua organização.

Imagem vermelha com a chamada para fazer o download do e-book gratuito sobre a Jornada do Doador.
Baixe agora o e-book totalmente gratuito.

Funil de doação

O Funil é a Jornada do doador observada pelo ponto de vista da organização, ou seja, um olhar mais estratégico relacionado a todo o processo de doação pelo qual as pessoas passam. Nele, imaginamos realmente um funil com o lado maior virado para cima.

As pessoas que desconhecem o seu trabalho entram e vão passando pelas etapas de qualificação até que sobrem, ao final, as pessoas que realmente estão interessadas em ajudar e possuem um altíssimo potencial de se tornar recorrente.

Mapa da empatia

O mapa da empatia serve para que você entenda como é o perfil dos doadores da sua OSC.

Com ele, é possível entender os motivos pelos quais ele doa, quais as dificuldades que passa por estar ajudando, quais situações poderiam fazer com que ele parasse de doar e outras que aumentariam seu ticket médio.

Veja o e-book gratuito Mapa da Empatia e aprenda como fazer e inicie o seu hoje mesmo! Esse método é importante para a próxima estratégia que vamos apresentar nesse artigo.

Baixe o e-book mapa da empatia.
Baixe o seu e-book gratuito agora!

Criação de conteúdo

Criar um conteúdo estratégico atualmente é o que mais chama a atenção do seu público e leva a sua OSC ao conhecimento dessas pessoas.

As estratégias passadas anteriormente se intensificam cada vez mais com a utilização de um bom conteúdo que seja relevante e traga informações importantes para as pessoas.

Você pode utilizar várias mídias diferentes para criar um conteúdo e levar ele aos seus possíveis doadores. Mais que isso, devemos dizer até mesmo que na atualidade é essencial que a sua organização esteja presente nos canais da internet.

Dentre elas, estão as que citaremos abaixo em tópicos (clique em cada uma delas para se aprofundar mais no assunto):

  • Blog e site para ONGs
  • Redes Sociais para ONGs
  • Mídia Patrocinada para ONGs
  • E-mail marketing para ONGs

Saiba também a importância da presença digital para ONGs, que atualmente é um dos modelos que mais trazem doadores novos e recorrentes.

Conclusão

Isso tudo parece ser bem complicado de ser realizado, mas podemos te garantir que não é. Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.

Um trabalho como esses é essencial no dia a dia de uma OSC atualmente e existem ferramentas no mercado que facilitam todo esse processo, além de automatizar grande parte do trabalho, como as soluções que nós da Trackmob oferecemos.

Se você não sabe muito bem como começar a captar, não se desespere, isso é natural. Estamos entregando esse tipo de conteúdo para justamente ajudar você com esse trabalho e alavancar a captação daqueles que já o realizam.

É importante que você entenda que não é necessário convencer ninguém a doar, pois existem inúmeras pessoas que estão interessadas em ajudar a causa social que você defende, só precisam saber como encontrar a sua OSC.

Acompanhe o nosso blog sempre, pois postamos materiais exclusivos para o terceiro setor, a fim de melhorar a captação no nosso país e promover a cultura de doação no Brasil. Vamos juntos fazer a diferença e mudar o mundo.

Comentários
Post Views: 24.017

Cadastre-se e receba nossa newsletter com novidades de nossos produtos e os melhores artigos sobre captação de recursos.

You have Successfully Subscribed!

#artigo#artigos#captação#captar#Como começar#como fazer#Doação#Doar#marketing#marketing digital#Marketing para ONG#Marketing Terceiro Setor#osc


You might also like

4.4K
Artigos

Lutamos com a força do Skate
21 de junho de 2019
3.9K
Artigos Dicas E-books

E-book gratuito: Iscas Digitais
20 de maio de 2019
4.4K
E-books

E-book Gratuito: Gatilhos Mentais
2 de abril de 2019

Mais em Artigos

853
Como reter doadores após as campanhas de fim de ano
Publicado em 12 de janeiro de 2022 Trackmob 0

Uma das principais preocupações dos gestores de ONGs é captar novos doadores. Afinal, os recursos são indispensáveis para manter os …

1.2K
Como viralizar nas redes sociais e conseguir mais seguidores para sua ONG
Publicado em 13 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Ampliar a presença digital da sua ONG nas redes sociais é uma excelente forma de conseguir mais doadores. Com boas …

703
Como conseguir doações extras no Natal? Veja como a ONG Aldeias Infantis fez sua campanha
Publicado em 3 de dezembro de 2021 Trackmob 0

Uma das datas mais relevantes dessa época para a captação de recursos é o Natal, comemorado pela maioria dos brasileiros …

1.3K
Como divulgar sua campanha para o Dia de Doar? Confira dicas práticas
Publicado em 9 de novembro de 2021 Trackmob 0

Novembro e dezembro costumam ser meses bastante produtivos para quem trabalha com captação de recursos — afinal, há diversas oportunidades …

1.1K
Como descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG
Publicado em 26 de outubro de 2021 Trackmob 0

Descobrir o perfil de doador ideal da sua ONG é uma tarefa essencial para a captação de recursos. Ao entender …

1.3K
A campanha do Dia de Doar triplicou as doações desta ONG. Saiba como
Publicado em 5 de outubro de 2021 Trackmob 0

Integrar a campanha do Dia de Doar à sua estratégia de captação pode trazer ótimos resultados  O Dia de Doar é …

1.7K
Saiba como aumentar a Taxa de Efetividade da sua OSC
Publicado em 29 de setembro de 2021 Trackmob 0

A Taxa de Efetividade é um indicador fundamental para a otimização da gestão de pagamentos de qualquer organização. Basicamente, essa …

794
#Tracklearning Episódio I: Conversão de doadores
Publicado em 3 de setembro de 2021 Trackmob 0

[et_pb_section admin_label="section"] [et_pb_row admin_label="row"] [et_pb_column type="4_4"][et_pb_text admin_label="Text"] " A captação de recursos é sobre o doador, e não sobre a sua organização" A conversão …

75
O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
Publicado em 23 de junho de 2022 Trackmob 0

A análise de Cohort colabora para o bom funcionamento da sua ONG ao segmentar seus doadores com base em comportamentos …

144
Estratégia de evento: Casa do Povo cresce 2,5x a arrecadação
Publicado em 14 de junho de 2022 Amanda Riesemberg 0

Para uma captação de recursos eficiente, a atração e aquisição de doadores é apenas o primeiro passo. Depois de conseguir …

732
Relatório de RFM: o que é e como usar na captação de recursos
Publicado em 24 de maio de 2022 Trackmob 0

O  RFM é um indicador essencial para qualquer negócio que trabalhe com pagamentos recorrentes, e para o terceiro setor não …

Escolhas do editor

Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
24 de maio de 2022 0
LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
9 de maio de 2022 0
#TrackLearning Ep. VIII: Integrando o DIA DE DOAR na estratégia de captação
18 de abril de 2022 0
#TrackLearning Ep. VI: Trajetórias de sucesso como captador de recursos
12 de abril de 2022 0
  • Categorias

    • Artigos
    • Cases
    • Dicas
    • E-books
    • Estudos
    • Infográficos
    • Templates
    • Vídeos



Explorar

Vários temas para você ler
  • Artigos
    Artigos
  • Cases
    Cases
  • Dicas
    Dicas
  • E-books
    E-books
  • Estudos
    Estudos
  • Infográficos
    Infográficos
  • Templates
    Templates
  • Vídeos
    Vídeos

  • Trackmob

    Somos uma empresa especializada em oferecer soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência incrível para o seu doador. Potencialize sua captação de recursos com:

    · Página personalizada de doação online
    · Aplicativo para captação de doadores nas ruas e eventos
    · Sistema de gestão de pagamentos e doadores por e-mail e SMS

    Conheça nossas soluções
  • Artigos

    • O que é a análise de Cohort e como utilizar na sua ONG
      23 de junho de 2022
    • Relatório de RFM: o que é e como usar na captação...
      24 de maio de 2022
    • Cultura Data Driven: o que é e como aplicar na sua ONG
      24 de maio de 2022


© Feito com ♡ por Trackmob

Share

Share stories you like to your friends

Pin It on Pinterest